D@N – PAED – STUXNET – Influências

 

Edição 09/2012 – 01 Junho 2012

www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Mundo Empresarial e Diplomático

Ana Paula Ferreira  assume a Diretora de Comunicação da  Boeing Brasil. Ela será responsável por desenvolver estratégias de comunicação e planos de engajamento com a mídia.Ana Paula trabalhou na VOA e Rede Globo.  Ela trabalhará no escritório da Boeing em São Paulo.

Jocirene Chagas,  assumiu como  vice-presidente de negócios da empresa espanhola TECNOBIT, com sede no Rio de Janeiro.  Jocire era executiva da ATECH.

José Antonio Filippo,  foi nomeado, hoje, Vice-Presidente Executivo Financeiro e Relações com Investidores, com efetividade a partir de 4 de junho de 2012. Filippo provém do Grupo Pão de Açúcar .

Ricardo Zuñiga, assessor político da embaixada americana em Brasília DF, foi apontado   como  principal assessor político do Presidente Obama  para América Latina e Caribe. Descendente de hondurenhos, Zúñiga assumirá a atual função de Daniel Restrepo, de origem colombiana.

 

VISIONA

Visiona Tecnologia Espacial S.A.é  a empresa criada pela associação da Embraer S.A. e a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras). O capital social será  51% da Embraer e 49% da Telebras.  O objetivo inicial da empresa é atuar no Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), que visa atender às necessidades de comunicação satelital do Governo Federal, incluindo o Programa Nacional de Banda Larga e um amplo espectro de transmissões estratégicas de defesa.

O satélite deverá opera em duas bandas : Ka (comunicações) e X (militares).

Matéria

Embraer e Telebras se unem em programa de sátelite brasileiro Link

STUXNET by Obama

O jornal New York Times na edição de hoje(01JUN12),  informa que o vírus Stuxnet  faz parte do Programa Jogos Olímpicos (Olimpic Games), ações de Guerra Cibernética dos Estados Unidos. No primeiro mês da gestão Obama, o próprio presidente autorizou os ataques às instalações nucleares do Irã.

O próprio Irã reconhece que o ataque do Stuxnet atrasou o programa nuclear iraniano.

Matéria

STUXNET – OBAMA ordenou o ataque ao Irã Link

Influência – Marisa Letícia  

Não só no Supremo Tribunal Federal  a ex-primeira  Dama Marisa Letícia teve influência(indicação do Ministro Lewandowski). O Comandante do Exército no primeiro mandato do governo Luis Inácio, o General Albuquerque também teve a  influência de Dona Marisa Letícia em sua indicação.

Influência – Embaixador Shannon

A indicação de Ricardo Zuñiga, assessor político da embaixada americana em Brasília DF, como  principal assessor político do Presidente Obama  para América Latina e Caribe é visto em Washington DC como uma mudança significativa do governo americano para a região. Seu antecessor,  Daniel Restrepo, era mencionado como não tendo a influência de atrair a atenção da burocracia de Washington para a região.

No somatório mais uma indicação do dínamo Thomas A. Shannon Jr, atual embaixador norte-americano, em Brasília DF. A indicação de Zuñiga foi um recado à Brasília e em especial ao Planalto e Itamaraty, que a burocracia americana dará mais atenção aos reclamos brasileiros.

Matéria
Obama indica novo assessor para América Latina Link

EUROSATORY

Acontecerá nos dias 11 a 15 de Junho, nos arredores de Paris a Feira de Equipamentos terrestres EUROSATORY.

DefesaNet fará uma cobertura especial do maior evento de equipamentos terrestres.

PAED

PAED

Nelson Düring
Editor Chefe DefesaNet


A Portaria Nº- 3.907/MD,de 19 de Dezembro de 2011, publicada no Diário Oicial da União em 20 de Dezembro,  instituiu, no âmbito do Ministério da Defesa,  o Grupo de Trabalho (GT) com a finalidade de desenvolver ações para elaboração do Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa (PAED).

O PAED é o primeiro passo para que sejam tomadas as decisões em todos os programas de Defesa pendentes . Os mais famosos e nominados: F-X2, PROSUPER, SISFRON, SISGAAz, SIAAEB, entre outros.

O PAED será a principal ferramenta de decisão e planejamento de aquisições do Ministério da Defesa. Instituído pelo Ministro da Defesa Celso Amorim e sob responsabilidade de execução do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA) General De Nardi, com os representantes das Forças.

O PAED deverá observar uma projeção de vinte anos, a contar de 2012, considerando as seguintes projeções temporais:

I – curto prazo: de 2012 a 2015;
II – m édio prazo: de 2016 a 2023; e
III – longo prazo: de 2024 a 2031.

O artigo 6º da Portaria menciona: A proposta do PAED deverá ser apresentada ao Ministro de Estado da Defesa até 31 de maio de 2012.

Portanto caberá ao CEMCFA e ao Ministro Amorim a partir desta data indicar o estágio do trabalho do GT PAED. Sem isto qualquer discussão será infundada.

Matérias

DEFESA – MD Lança GT PAED – Portaria 3907MD Link

PAED – Comitê dos Chefes dos Estados-Maiores debate programas e projetos comuns das Forças Armadas Link  ]

 

Canais DefesaNet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter