Veja a íntegra do comunicado conjunto: Reunião de Ministros da Defesa Brasil – Portugal

Na cidade de Brasília, no dia 24 de maio de 2012, realizou-se reunião entre o Ministério da Defesa da República Federativa do Brasil e o Ministério da Defesa Nacional de Portugal, com a participação do senhor Ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do senhor Ministro da Defesa Nacional de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco.

Durante o encontro, os Ministros mantiveram um diálogo amplo, franco e cordial, e reiteraram sua firme decisão de continuar trabalhando no fortalecimento das relações bilaterais por meio dos diversos mecanismos institucionais existentes.

O Ministro Celso Amorim e o Ministro José Pedro Aguiar-Branco manifestaram a sua satisfação com a boa cooperação entre os dois países no desenvolvimento do projeto do avião cargueiro reabastecedor KC-390.

As autoridades dos dois países apresentaram uma breve perspectiva sobre a atuação de suas Forças Armadas em Missões de Paz. O Ministro da Defesa Nacional de Portugal abordou alguns pontos discutidos na última Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte, realizada nos dias 20 e 21 de Maio de 2012.

Os Ministros realizaram uma sucinta discussão sobre a situação política atual de Guiné Bissau apresentando pontos de vista comuns no que tange o assunto.

No âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, destacaram a necessidade de dar continuidade ao Exercício Felino e propuseram a realização do Exercício de Planejamento Inicial em Cabo Verde, no ano de 2012.

Foram revisados diversos temas que integram a agenda bilateral, reforçando seu compromisso para fortalecê-la, dinamizá-la e aprofundá-la, acordando o seguinte:

Ampliar e aprofundar o intercâmbio em matéria de capacitação, treinamento, indústria e ciência e tecnologia;

Fomentar a realização de uma reunião político-estratégica anual entre os Chefes de Estado-Maior Conjunto e demais setores dos respectivos Ministérios da Defesa;

Impulsionar iniciativas conjuntas no campo de construção naval; e

Fomentar o intercâmbio de oficiais nas Operações de Organizações Internacionais em que atuam as Forças Armadas dos dois países.

O Ministro José Pedro Aguiar-Branco, em nome da delegação portuguesa, expressou seus agradecimentos ao Ministro Celso Amorim pela atenção e amabilidade recebidas durante sua estadia no Brasil.

Feito em Brasília, aos vinte e quatro (24) dias de maio de dois mil e doze (2012).

Celso Amorim
MINISTRO DA DEFESA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

José Pedro Aguiar-Branco
MINISTRO DA DEFESA  NACIONAL DE PORTUGAL

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter