09 de Maio, 2012 - 11:25 ( Brasília )

Defesa

ABIMDE - Intermedeia Contatos no Encontro de Indústrias de Defesa Brasil-Turquia

ABIMDE faz intermediação entre empresas brasileiras e turcas no Encontro de Indústrias de Defesa Brasil-Turquia

O Ministro da Defesa do Brasil, embaixador Celso Amorim, e o Ministro da Defesa da Turquia, Ismet Yilmaz, estiveram reunidos na segunda-feira (7), no Comando Militar do Sudeste (CMSE), em São Paulo, onde assinaram memorando de entendimento entre os dois países.
 
Durante o discurso feito no Encontro de Indústrias de Defesa Brasil-Turquia, o ministro brasileiro disse que o país tem muitas oportunidades de cooperação na área de defesa, uma vez que está redespertando para as necessidades desse setor. “Temos muitas fronteiras e temos de cuidar delas adequadamente. Não sabemos que situações podemos encontrar no futuro. Não temos inimigos, nem adversários, mas temos muitos recursos naturais. Temos de estar preparados para situações que exijam de nós ações de dissuasão”, comentou o Ministro Amorim
 
Amorim disse ainda que o fato de o ministro turco ter aceitado o convite para trazer uma comitiva com representantes do MD e de empresas daquele país, pouco depois da visita da comitiva brasileira, significa que há um grande interesse dos turcos pela indústria de defesa nacional. “Desenvolver projetos futuros é o grande foco, não apenas comprar e vender. Os dois países estão desenvolvendo as mesmas tecnologias: VANT, mísseis, projetos para porta-aviões, entre outros. Essa visita é uma grande oportunidade para darmos mais um passo nessa aproximação”.
 
Já o ministro Yilmaz afirmou que o a Turquia deseja cada vez mais estreitar os laços com o Brasil e colaborar com projetos como o do satélite brasileiro, já que seu país também possui um programa parecido com o que está sendo desenvolvido no Brasil. “Tenho certeza de que passos importantes serão dados para projetos conjuntos”, comentou o ministro turco.
 
Após a abertura oficial do evento, o vice-presidente executivo da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança), Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, apresentou à comitiva turca e brasileira os números do mercado nacional, seus investimentos, tecnologias e possibilidades futuras.
 
A ABIMDE intermediou ainda conversas entre empresários brasileiros e turcos e acompanhou, na terça-feira, dia 8, a comitiva estrangeira durante visitas às empresas do setor na região de São José dos Campos, pólo da indústria da defesa no país. “A indústria de defesa nacional vive um momento bastante favorável. Parcerias com empresas estrangeiras podem impulsionar o setor no Brasil”, comentou o vice-presidente da ABIMDE.
 
Depois da visita ao Brasil, a comitiva do ministério da defesa turca seguiu para Santiago, no Chile.



CARTA DE INTENÇÕES

O Ministério da Defesa Nacional da República da Turquia e o Ministério da Defesa da
República Federativa do Brasil,

Enfatizando seu comprometimento com os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas;

Acreditando que a atmosfera de mútuo entendimento, confiança e cooperação nas
relações internacionais devem ser fortalecidas; e

Considerando as provisões do “Acordo sobre Cooperação em Assuntos Relacionados à Defesa entre o Governo da República da Turquia e o Governo da República Federativa do Brasil”, datado de 14 de agosto de 2003,

Concordam e mostram a intenção de formalizar futuras atividades de cooperação
nas seguintes áreas:

- Aumentar as visitas mútuas dos Ministérios da Defesa dos dois países,
- Trocar experiências e lições sobre assuntos de Defesa,
- Desenvolver cooperação entre as indústrias de defesa dos dois países, incluindo transferência de tecnologia e projetos conjuntos.

A cooperação deverá ser realizada levando em consideração os interesses e as
necessidades mútuas, baseada na reciprocidade.

A presente Carta de Intenções não constitui compromisso juridicamente vinculativo, quer no âmbito da legislação doméstica, quer no âmbito do direito internacional.

Feita em , em de maio de 2012, em dois originais nos idiomas turco, português e inglês, sendo os textos igualmente autênticos.

ISMET YILMAZ
Ministro da Defesa Nacional
da República da Turquia

CELSO AMORIM
Ministro da Defesa
da República Federativa do Brasil

DefesaNet

Matérias relacionadas:

Brasil e Turquia estreitam cooperação no setor de Defesa
07 de Maio, 2012

Brasil e Turquia iniciam conversas sobre potencial parceria na área de defesa - 29 de Março, 2012

Emb. SHANNON - Acordo de BRASIL e TURQUIA com IRÃ era 'INSUFICIENTE'  - 06 de Maio, 12:25

Dominó Árabe - Brasil rejeita entrega de armas à oposição síria, diz ministra  - 28 de Fevereiro, 2012

Para Brasil, pacto com Irã continua valendo - 16 de Fevereiro, 2012

Brasil reduz em 73 porcento o comércio com os iranianos durante o governo Dilma - 09 de Janeiro, 2012

A Equação Turca - Egito, Marrocos, Tunísia: os islamitas seguem passos turcos - 02 de Dezembro, 2011