20 de Abril, 2012 - 19:20 ( Brasília )

Defesa

Justiça Federal nega ajuda do Exército contra a dengue em MT


publicado portal Só Noticias 20 Abril 2012

A Justiça Federal indeferiu pedido do Ministério Público Estadual (MPE), através de ação do promotor de Justiça Alexandre Guedes, para que o Exército ajude no tratamento à população infectada pela dengue nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

Na ação, protocolada na sexta-feira (13), o MP pediu que a Justiça determinasse aos Ministérios da Saúde e da Defesa que em cinco dias encaminhassem o trâmite necessário para a instalação de unidades de saúde nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, além de que sejam disponibilizados militares para a visitação das casas e terrenos dos municípios. A ação foi motivada por uma representação do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), após o Poder Público ter negado pedido semelhante

No pedido o promotor destaca que, embora a Vigilância Epidemiológica de Cuiabá e Várzea Grande, que respondem por 40% dos casos registrados, e do Estado estejam atuando de forma satisfatória, o sistema de saúde, público e privado, e as equipes de agentes que hoje atuam já se encontram no limite. Guedes destacou ainda que a população está desassistida, com déficit de dezenas de médicos e superlotação até mesmo dos hospitais privados.