17 de Abril, 2012 - 22:00 ( Brasília )

Defesa

Brasil-Argentina - Comunicado Conjunto

Comunicado da Reunião dos Ministros Celso Amorim e Arturo Puricelli

Nota DefesaNet - Brasil-Argentina - Vão reforçar cooperação bilateral e fortalecer UNASUL Link


REUNIÃO DE MINISTROS DA DEFESA BRASIL- ARGENTINA
Brasília, 17 de abril de 2012


Na cidade de Brasília, no dia 17 de abril de 2012, realizou-se reunião entre o Ministério da Defesa da República Federativa do Brasil e o Ministério da Defesa da República Argentina, com a participação do senhor Ministro de Estado da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do Ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli.

Durante o encontro, os Ministros mantiveram um diálogo amplo, franco e cordial, e reiteraram sua firme decisão de continuar trabalhando no fortalecimento das relações bilaterais por meio dos diversos mecanismos institucionais existentes.

As autoridades dos dois países aprovaram o regulamento do Mecanismo de Diálogo Estratégico de Nível Vice-Ministerial entre os Ministérios da Defesa do Brasil e da Argentina. Esse mecanismo se reunirá na próxima semana em Buenos Aires.

Os Ministros revisaram diversos temas que integram a agenda bilateral. Nesse sentido, reforçaram seu compromisso de dinamizá-la e aprofundá-la, tendo acordado o seguinte:

 

- Ampliar a cooperação em matéria de capacitação, treinamento, e entre escolas militares.
- Impulsionar iniciativas conjuntas no campo da indústria e da ciência e tecnologia.
- Incrementar a realização de exercícios operacionais entre as Forças Armadas de ambos os países.
- Fomentar a parceria entre as indústrias de defesa dos dois países.
- Aprofundar a cooperação em defesa cibernética.
- Priorizar o espaço da Unasul em matéria de cooperação em assistência em casos de desastres naturais.
- Coordenar posições no contexto da Conferência de Ministros da Defesa das - Américas e nas demais instâncias do sistema interamericano de defesa.
- Impulsionar os procedimentos necessários à assinatura de acordo de confidencialidade em matéria de defesa.


Da mesma forma, houve intensa troca de impressões sobre temas variados da agenda bilateral de defesa.

Os Ministros reconheceram a importância estratégica dos temas relacionados com a proteção de recursos naturais, particularmente no que se refere à necessidade de cooperação sul-americana para a preservação do patrimônio comum da região.

Assim mesmo, reconheceram a necessidade de garantir o Atlântico Sul como zona de paz e cooperação livre de armas de destruição em massa, o que ressalta a relevância da próxima reunião da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) prevista para ser realizada em Montevidéu nos dias 18 e 19 de setembro do corrente ano.

O Ministro Celso Amorim recordou nessa oportunidade o histórico apoio do Brasil à causa argentina relacionada à soberania das Ilhas Malvinas.

Além de agradecer o apoio argentino durante o incêndio que destruiu parcialmente a Estação Antártica Comandante Ferraz, o Brasil tomou boa nota do oferecimento de assistência argentina em prol da continuidade das pesquisas científicas brasileiras na Antártica.

Por outra parte, os dois países acordaram aprofundar o diálogo com vistas ao incremento da cooperação na área espacial – tanto em termos de veículos lançadores, quanto em desenvolvimento de satélites.

Os Ministros congratularam-se pelos avanços alcançados pelo programa do avião cargueiro-reabastecedor KC-390 desenvolvido conjuntamente pelos dois países.

Comprometeram-se em aprofundar a coordenação sobre o projeto de desenvolvimento regional de um treinador-básico primário para suas Forças Aéreas no marco do Conselho de Defesa Sul-Americano.

A respeito do projeto da viatura blindada de transporte sobre rodas, “Guarani”, ora em desenvolvimento pelo Exército Brasileiro, discutiram as possibilidades de eventual aquisição de um lote inicial pelo Exército Argentino.

Abordaram o estágio de desenvolvimento do veículo leve “Gaúcho” e os próximos passos relacionados à sua homologação nos dois países e posterior fabricação em série.

Comprometeram-se a aprofundar o diálogo em nível técnico com o objetivo de concretizar ações conjuntas em diversos domínios científico-tecnológicos relacionados à defesa.

Tais como:

- Desenvolvimento conjunto e repotencialização de mísseis;
- Plataformas inerciais;
- Combustíveis sólido e líquido;
- Alvos guiados;
- Veículos Aéreos Não-Tripulados;

O Ministro Arturo Puricelli, em nome de sua delegação, expressou seus agradecimentos ao Ministro Celso Amorim pela atenção e amabilidade recebidas durante sua estadia no Brasil.

Feito em Brasília, aos dezessete (17) dias de abril de dois mil e doze (2012).
Celso Amorim Arturo Puricelli

CELSO AMORIM
MINISTRO DA DEFESA
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ARTURO PURICELLI
MINISTRO DA DEFESA
REPÚBLICA ARGENTINA


 

DefesaNet

Para uma análise do SINPRODE 2011 acesse - Link

ARGENTINA – Surge o Discreto Puricelli DefesaNet 29 Dezembro 2011 Link

AGRALE é a maior fornecedora brasileira às Forças Armadas Argentinas- SINPRODE - AGRALE Participa e Expõe Três Modelos do Marruá Link