EUA mantêm diálogo militar com Brasil por visita de Dilma

O Departamento de Estado dos Estados Unidos manterá nesta terça e na quarta-feira um diálogo político-militar com representantes do Brasil para preparar a visita da presidente Dilma Rousseff a Washington no dia 9 de abril. O secretário de Estado assistente para Assuntos Político-Militares, Andrew J. Shapiro, será o anfitrião da reunião, conforme informou em comunicado emitido nesta segunda o Departamento de Estado, que não indicou os nomes dos representantes brasileiros.

O encontro terá como objetivo "revisar oportunidades de cooperação" bilateral antes da visita de Dilma e sua reunião com o presidente Barack Obama, indicou o comunicado. Entre outros temas, os representantes dos dois países tratarão dos "constantes esforços para melhorar a cooperação de segurança, os compromissos conjuntos, o comércio relacionado à Defesa, à transferência de tecnologia, à luta contra a pirataria e à segurança cibernética".

A relação militar entre Estados Unidos e Brasil se desenvolve com base no tratado bilateral assinado em abril de 2010, focado na cooperação no desenvolvimento de tecnologia de Defesa, a realização de exercícios militares conjuntos e o intercâmbio de estudantes e instrutores. Além disso, o acordo concedia à Embraer uma licitação para comprar dezenas de aeronaves Super Tucano, das quais a última venda foi feita em 31 de dezembro de 2011, com a aquisição de 20 aviões por um valor de US$ 355 milhões.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter