DEFESA – Ministro verifica KC-390 e EC-725

 

Brasília, 24/02/2012 – Num único dia, o ministro da Defesa, Celso Amorim, dedicou-se a acompanhar in loco a evolução de dois dos principais projetos de renovação de equipamentos das Forças Armadas atualmente em curso.

Acompanhado de autoridades civis e militares, Amorim visitou ontem pela manhã, em São José dos Campos (SP), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica, onde obteve informações atualizadas sobre o programa KC-390. À tarde, visitou a fábrica de helicópteros da Helibras, em Itajubá (MG), local onde serão montados os helicópteros militares EC-725, de tecnologia francesa.

Cargueiro militar

Na primeira parte do dia, ministro e comitiva assistiram a apresentações sobre a evolução do programa KC-390, jato para transporte militar tático e reabastecimento em voo que está sendo desenvolvido pela Embraer, atendendo a requisitos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em seguida, eles visitaram a maquete em tamanho real (“mock-up”) do compartimento de carga do futuro cargueiro, que se encontra exposta no DCTA. Até o momento, o KC-390 acumula 60 intenções de compra de seis países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Checa. O primeiro voo do novo avião está previsto para 2014.

Helicópteros

No período da tarde, Celso Amorim e demais representantes da Defesa viajaram a Itajubá (MG), para uma visita à planta industrial da Helibras. Além de conhecer as instalações da empresa, a viagem serviu para que o ministro pudesse acompanhar de perto o estágio do programa de produção, no Brasil, do EC-725, helicóptero militar para uso da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Ao todo, 50 unidades da aeronave foram contratadas, com entrega final prevista para até 2020. Quatro unidades fabricadas em Marignane, na França, já foram entregues. A última delas, produzida, testada e voada na França, será utilizada como plataforma de integração de sistemas e desenvolvimento das versões operacionais que a Helibras produzirá no Brasil.

Segundo a empresa, já está no país o conjunto de partes e peças daquela que será a primeira unidade a inaugurar a linha de produção brasileira do modelo EC-725 – e a 17ª a ser entregue para as Forças Armadas.

Outras partes, componentes e sistemas para esta mesma aeronave serão produzidos por fornecedores brasileiros, e permitirão a adequação dos processos para o pleno funcionamento da linha de montagem da fábrica instalada no país.

Única fabricante brasileira de helicópteros, a Helibras é associada ao grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS – European Aeronautic Defence and Space Company.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter