EMBRAER – Indica Alexandre Silva para Presidente do Conselho de Administração

DefesaNet

A indicação do Sr Alexandre Gonçalves Silva, membro Independente do Conselho da Administração, desde abril de 2011, à presidência do mesmo sucedendo a Maurício Novis Botelho, que solicitou afastamento no dia 13 de janeiro de 2012, é no mínimo curiosa.

O Sr Alexandre Gonçalves Silva não tinha as melhores relações com o Comando da FAB na administração do Brig Bueno. Alias não era interessante colocar os dois no mesmo ambiente pois o confronto seria inevitável.

À Alexandre Silva é creditada a decisão de não mais dar manutenção às turbinas GE dos F-5, quando presidente da CELMA e depois da GE Brasil, o que muito atrapalhou o Comando da Aeronáutica.

Também o descarte de custosa maquinaria para fabricação de palhetas de turbinas que vieram como contrapartida comercial da aeronave AMX.


O editor


Informe divulgado pela Área de Relação com os Investidores da EMBRAER
em 03 Fevereiro 2012

PROPOSTA À ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA – 06/03/2012

PROPOSTA À ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

SENHORES ACIONISTAS


ASSUNTO: Indicação de candidatos ao Conselho de Administração (CA) para eleição em assembléia geral extraordinária (AGE)

CONSIDERANDO

·que, em 13 de janeiro de 2012, o Presidente do CA, Maurício Novis Botelho, bem como seu suplente, José Carlos de Araújo Sarmento Barata, apresentaram pedido de renúncia aos seus cargos;

·que, nos termos do Art. 29, incisos III e V do Estatuto Social, Hermann H. Wever, na qualidade de Vice-Presidente do CA, passou a exercer as funções de Presidente do CA, cabendo a este convocar a AGE para deliberar sobre a eleição de novos conselheiros e de novo Presidente do Conselho de Administração;

·que foram convidados Arno Hugo Augustin Filho e Cleber Ubiratan de Oliveira para compor o CA como membros titular e suplente, respectivamente, completando o mandato unificado dos atuais membros do CA;

·que os candidatos convidados preenchem os requisitos legais e estatutários para compor o CA e que, ademais, apresentam perfil profissional aderente ao da Empresa, conforme resumos biográficos anexos;

·que, nos termos do art. 28 do Estatuto Social, o Presidente do CA será eleito pela AGE;

PROPOMOS

A indicação:(i) de Arno Hugo Augustin Filho e Cleber Ubiratan de Oliveira como conselheiros titular e suplente, respectivamente, para eleição em AGE para complementar o mandato em curso, que termina na Assembleia Geral Ordinária que se realizar em 2013; e (ii) do conselheiro Alexandre Gonçalves Silva para exercer a função de Presidente.

São José dos Campos, 3 de fevereiro de 2012.

A Administração


Resumos Biográficos

Alexandre Gonçalves Silva – O Sr. Silva é Bacharel em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui 40 anos de carreira, dos quais 22 como CEO em diversas empresas: familiar, controlada pelo governo, privada controlada por múltiplos acionistas, grande multinacional diversificada. Tem experiência em Conselhos de Administração; em negociar com proprietários e acionistas e em gerenciar conflitos entre acionistas; e gerenciamento de empresas em diferentes cenários: pós-privatização, crescimento e downsizing; orientação para resultados e capacidade para perseguir metas estratégicas de longo prazo; formador de equipe. O Sr. Silva foi CEO da GE do Brasil de 2001 a 2007. Participação atual em Conselhos de empresas listadas como a PDG Realty S.A. Empreendimentos e Participações, Equatorial Energia S.A., Fibria Celulose S.A. e Alupar Investimentos S.A. e Conselhos Pro-Bono da AMCHAM Brasil e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. O Sr. Alexandre Silva é um membro independente do Conselho de Administração da Embraer desde abril de 2011.

Arno Hugo Augustin Filho– O Sr. Arno Augustin é graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1983, com mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2007. É Secretário de Tesouro Nacional desde 2007, tendo sido Secretário Geral do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul entre 2005 e 2007. Em 2003 e 2004 o Sr. Augustin foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda e Presidente dos Conselhos de Administração da Caixa Econômica Federal e do Banco da Amazônia S.A. – BASA. Entre 1999 e 2003 o Sr. Augustin foi Secretário Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho de Administração do Banrisul. Entre 1985 e 1998 o Sr. Augustin exerceu, dentre outras, as seguintes funções: Secretário Municipal de Fazenda do Município de Porto Alegre, Assessor Economista do Prefeito, responsável pelo orçamento do Município de Porto Alegre, Assessor da bancada do Partido dos Trabalhadores, Assessor da Comissão de Finanças na Constituinte Estadual, Coordenador Técnico e Coordenador-Geral da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Inspetor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

Cleber Ubiratan de Oliveira – O Sr. Cleber Oliveiraé graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia em 1986, com pós-graduação em Economia pela Universidade de Brasília em 1991. É Subsecretário de Planejamento Fiscal, Estatística e Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional desde novembro de 2010, tendo sido Secretário Adjunto da mesma Secretaria entre abril de 2008 a agosto de 2009. Desde abril de 2008 é Presidente do Conselho Fiscal do BNDES Participações – BNDESPAR e desde fevereiro de 2010 é membro suplente do Conselho de Administração da Aliança do Brasil S.A. Entre 1993 a 2008 o Sr. Cleber exerceu as seguintes funções: Coordenador Geral de Estudos Econômico-Fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional, Coordenador Geral de Política Fiscal do Ministério da Fazenda e Técnico do Banco Central do Brasil. O Sr. Cleber participou do Conselho de Administração do Banco do Brasil S.A. (novembro de 2007 a setembro de 2009), da Telet S.A. (fevereiro de 2000 a abril de 2002) e da Americel S.A. (dezembro de 1999 a abril de 2002). O Sr. Cleber atuou, também, no Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária – Infraero (abril de 2005 a abril de 2008), Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG (maio de 2001 a abril de 2003) e B.B. Leasing (janeiro de 1999 a março de 2001).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter