02 de Janeiro, 2012 - 16:30 ( Brasília )

Defesa

THALES e Andrade Gutierrez firmam parceria para atender mercados de Defesa e Segurança

Anúncio da criação da joint-venture, que será uma Empresa Estratégica de Defesa, ocorre durante visita do premier francês ao Brasil

Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 2012 - O grupo Andrade Gutierrez, com 63 anos de experiência em áreas como construção, telecomunicações, concessões, energia e gestão em saúde, se associou ao grupo francês Thales, líder mundial em tecnologia nos mercados de defesa, segurança, aeroespacial e transportes, com presença em mais de 50 países, para criar uma joint-venture. A nova empresa possibilitará somar competências para atuar no setor de defesa e segurança, oferecendo soluções para o desenvolvimento e gestão de sistemas complexos de monitoramento e comunicação civis e militares, o que inclui atuação em segurança urbana, em grandes eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, infraestruturas críticas, setor de óleo e gás, entre outros.

O anúncio foi feito durante a recente visita do Primeiro-Ministro francês, François Fillon, ao Brasil. A parceria garante ao Brasil transferência de tecnologia, investimento em pesquisa e inovação, além da geração de empregos. A iniciativa dos dois grupos é ainda flexível para acomodar futuras novas parcerias na indústria.

A joint-venture será constituída entre a Andrade Gutierrez Defesa e Segurança e a Thales com base nas premissas do governo brasileiro, estabelecidas na Medida Provisória 544, de 29 de setembro de 2011, para a criação de uma Empresa Estratégica de Defesa (EED): pessoa jurídica credenciada pelo Ministério da Defesa, com sede no país e controle nacional do capital votante. A formação da joint-venture está também em sintonia com a parceria estratégica na área de defesa firmada pelos governos brasileiro e francês, em 2008.

“A decisão da Andrade Gutierrez em criar uma empresa de defesa e segurança segue a estratégia do grupo de diversificar os negócios, iniciada em 1990, em busca de oportunidades de crescimento e rentabilidade”, explica Giovanni Foragi, Presidente da Andrade Gutierrez Defesa e Segurança.

“A estratégia global do grupo Thales é compartilhar tecnologias, estabelecer bases industriais locais e desenvolver parcerias operacionais e de P&D, iniciativas alinhadas à política de investimento do governo brasileiro”, garante Laurent Mourre, Diretor Geral da Thales no Brasil, onde já conduz a subsidiária Omnisys, sediada em São Bernardo do Campo (SP).

O Grupo Andrade Gutierrez tem comprovada competência em gestão e logística de projetos grandes e complexos, e obras civis, na operação de sistemas de comunicação públicos e redes de satélites. Já a Thales, presente no Brasil há mais de 40 anos, possui expertise em equipamentos sensores (radares, optrônicos, sistemas de satélites de observação, radar e ópticos), sistemas de comunicação (rádios táticos, comunicações via satélites etc.), sistemas C2, C4I com inteligência e processamento de informação e criptografia, entre outros. No âmbito da segurança, a Thales traz como referência o sistema de vigilância urbana Ciudad Segura, desenvolvido e operacionalizado pela empresa na Cidade do México, um dos maiores do mundo do gênero com mais de oito mil câmeras e sensores.

A joint-venture alavancará as competências tecnológicas de ambos os grupos para oferecer as melhores soluções a projetos de grande porte. Participar do crescimento do setor de Defesa e Segurança, principalmente no desenvolvimento e implantação de sistemas de controle e monitoramento de áreas estratégicas, é um dos objetivos prioritários da associação entre Andrade Gutierrez e Thales.

Sobre o Grupo Andrade Gutierrez

O Grupo Andrade Gutierrez tem mais de 60 anos de atuação e se situa entre os maiores conglomerados empresariais privados da América Latina. Engloba negócios diversificados, como Engenharia e Construção, Concessões, Telecomunicações, Geração de Energia, Fundos de Investimento e Serviços de Saúde. Hoje, a companhia acumula projetos realizados em mais de 30 países e participa como investidora em empresas como Oi e Contax (AG Telecom), e CCR, Sanepar, Water Port, Quiport, Aeris e Cemig (AG Concessões), esta última incorporada à carteira em 2010. Novos negócios surgiram nos últimos anos, como Geração de Energia e Serviços de Saúde. São linhas de oportunidades sinérgicas, em áreas distintas, mas dentro de uma estratégia global, colocando o Grupo Andrade Gutierrez no patamar que hoje ostenta. www.agsa.com.br

Sobre a Thales

Líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa & Segurança e Transporte & Aeroespacial. Em 2010, a empresa gerou uma receita de 13,1 bilhões de euros, com 68 mil funcionários em 50 países. Com seus 22.500 engenheiros e pesquisadores, a Thales tem a aptidão única de projetar, desenvolver e implantar equipamentos, sistemas e serviços adaptados aos mais complexos requisitos de segurança. A Thales tem um alcance internacional excepcional, com operações em todo o mundo, trabalhando diretamente com clientes como parceiros locais. www.thalesgroup.com