12 de Fevereiro, 2020 - 10:10 ( Brasília )

Defesa

ESG promove palestra com Ministro da Defesa de Portugal


Lane Barreto

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebeu seu homólogo português, João Gomes Cravinho, e comitiva, na manhã desta segunda-feira (10) na Escola Superior de Guerra (ESG), situada na capital fluminense.

No auditório da instituição, com as presenças do Ministro da Defesa e de demais autoridades militares e civis, João Gomes Cravinho ministrou palestra intitulada “Uma visão portuguesa do mundo a partir do Atlântico”.

Integrou ainda o público da conferência membros e alunos da ESG, da Escola de Guerra Naval (EGN), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Universidade da Força Aérea (UNIFA), entre outros. A palestra antecede o início das atividades da ESG, que começam na segunda quinzena deste mês.

O Ministro português iniciou o discurso elogiando a ESG, instituição de estudos de nível superior das Forças Armadas, com mais de 70 anos de tradição. Cravinho lembrou os laços históricos entre as duas nações e discorreu acerca de temas como missões de paz internacionais, parcerias estratégicas e novas tecnologias. “Uma das razões da minha vinda ao Brasil foi visitar a Embraer em Gavião Peixoto”, disse o Ministro.



Na sexta-feira (07), Cravinho conheceu as instalações da Embraer e o avião de transporte de militares KC -390. Em 2019, Portugal assinou contrato para aquisição de cinco dessas aeronaves. Para o Ministro Fernando Azevedo, o cargueiro militar “é um meio aéreo que tem mercado”. Ele ressaltou ao homólogo a capacidade operativa do KC-390 e informou que o primeiro avião recebido já está em fase de testes no Brasil.

O evento contou ainda com as presenças do Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, do Chefe de Assuntos Estratégicos do MD, General de Exército César Augusto Nardi de Souza; do Chefe de Operações Conjuntas, Almirante de Esquadra Claudio Portugal de Viveiros; do Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Rosas Degaut; do Embaixador de Portugal, Jorge Cabral; do Cônsul-Geral de Portugal, Jaime Leitão; do Adido de Defesa de Portugal, Capitão de Mar e Guerra Manuel Francisco Canané; entre outras autoridades.

Navio- escola português



Desde o dia 5 de janeiro deste ano, o NRP Sagres realiza viagem ao redor do mundo em comemoração aos 500 anos da jornada histórica de Fernão de Magalhães, em dezembro de 1519. A viagem terá 371 dias de duração e passará por 22 portos.

Além disso a missão visa realizar o treinamento de mar dos cadetes do 1º e 2º ano da Escola Naval, bem como promover a realização de visitas de porto voltadas à consecução dos objetivos da política externa de Portugal.

Além do Rio de Janeiro, integra o cronograma da viagem do NRP Sagres a presença do navio, em Tóquio, durante o período inicial dos Jogos Olímpicos, em julho.

Antes de ser adquirido pela Marinha portuguesa, o NRP Sagres pertenceu a esquadra de navios da Marinha do Brasil. O navio-escola Sagres encontra-se no Cais Armazém 7 (próximo do AquaRio), Baía de Guanabara (RJ), e está aberto a visitas, em 11/02: das 10h às 12h; 12/02: das 10h às 12h e das 14h às 16h; e 14/02: das 10h às 12h e das 14h às 18h.

Fotos: Igor Soares/MD e Presidência da República Portuguesa

Leia também:  

KC-390 - Ministro da Defesa Nacional de Portugal visita a Embraer em Gavião Peixoto [Link]


VEJA MAIS