Jovens que vão completar 18 anos em 2020 devem fazer o alistamento militar até 30 de junho

Os jovens do sexo masculino que vão completar 18 anos em 2020 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar. O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Para realizar o procedimento basta acessar este link com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais.

Quem não tiver acesso a internet ou não tiver CPF deve ir à Junta de Serviço Militar mais próxima levando certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista, um comprovante de residência e duas fotos 3×4 atualizadas. De acordo com o Ministério da Defesa, quem não regularizar a situação ficará impedido de tirar passaporte, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), prestar exame para estabelecimento de ensino e ingressar no serviço público ou na iniciativa privada.

Quem perder o prazo para realizar o procedimento poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecendo à Junta de Serviço Militar, mas o atraso implicará pagamento de multa. Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase dois milhões de jovens realizem o alistamento.

Destes, 100 mil devem ser incorporados para trabalhar em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica. A maioria, segundo o órgão, é dispensada por excesso de contingente. Em Jundiaí (SP), a Junta Militar fica na Rua São Jorge, 28, na Vila Boaventura. Já em Sorocaba (SP) está localizada na Rua Coronel José Tavares, 131, na Vila Hortência.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter