Missão de militares britânicas promove debates sobre Mulher, Paz e Segurança

A Embaixada Britânica no Brasil recebeu nesta semana a visita de uma missão militar composta por três mulheres das Forças Armadas do Reino Unido. O objetivo da visita é dividir conhecimentos com as autoridades brasileiras sobre missões de paz, a experiência das mulheres nas Forças Armadas e nas posições da linha de frente, a violência sexual em situações de conflito e temas amplos relacionados a mulheres, paz e segurança.
 
A missão é composta pela Tenente Coronel Liz Hutchison, da Real Força Aérea, a Tenente Coronel Rachel Grimes, do Exército Britânico, e a Capitão de Corveta Aleesha Mitchell, da Marinha Real Britânica. Esta é a primeira missão militar britânica composta exclusivamente por mulheres a visitar o país.
 
O cronograma da missão durante esta semana incluiu workshops sobre mulher, paz e segurança com parceiros do Brasil, como os ministérios da Defesa e Relações Exteriores, as Forças Armadas e representantes da comunidade internacional e acadêmica. Além disso, a missão promoveu oficina no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB-RJ), importante centro de treinamento e capacitação do país.


 
Cooperação Militar Brasil-Reino Unido
 
Um dos destaques da cooperação entre os dois países nos últimos anos foi a transferência do HMS Ocean, uma embarcação militar de alta tecnologia da Marinha Real Britânica, que foi convertido no PHM Atlantico (Porta-aviões multipropósito), que é hoje a principal embarcação da Marinha do Brasil. Além desta transferência de equipamento, uma instrutora britânica vai participar dos treinamentos de missões de paz do CCOPAB durante 5 semanas em 2019, seguindo o cronograma de cooperação frequente na área de capacitação e formação.

Sobre as participantes


 
Liz Hutchison está na Real Força Aérea desde 1997. Participou de operações de campo no Iraque por duas temporadas, em 2006 e 2011. Tem experiências no controle de tráfego aéreo e treinamento de pessoal. Foi parte de missões de cooperação britânicas no Bahrein e em Gibraltar.
 
Rachel Grimes é a líder da área de Integraçaõ de Mulheres, Paz e Segurança nas Forças Armadas britânicas. Serve ao Exército Britânico há 24 anos e já participou de oito missões, incluindo na Irlanda do Norte, Bósnia, Iraque, República Democrática do Congo, duas temporadas no Afeganistão. Além das missões de campo, liderou as ações do Reino Unido em sua área na sede das Nações Unidas e OTAN.
 
Aleesha Mitchell é a Adida de Defesa Adjunta do Reino Unido na Colombia e Adida Naval no Peru. Serve na Marinha Real Britânica desde 2007, nas áreas de engenharia de sistemas e gerenciamento técnico. Foi parte da equipe de importantes embarcações britânicas, como o HMS Ark Royal, HMS Collingwood e HMS Gloucester. Serviu na representação britânica no Bahrein além de concluir um curso avançado de alto comando em Madri, na Espanha.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter