Cooperação bilateral em assuntos de Defesa é abordada por ministros brasileiro e português

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, foi recebido por seu homólogo português, João Gomes Cravinho, na manhã desta quarta-feira (11) em Lisboa, Portugal. ?

O reforço da cooperação bilateral, as indústrias de Defesa, os assuntos de Defesa no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e as participações em missões internacionais foram os temas centrais da agenda.

O Ministro Cravinho destacou que essa era a terceira vez que tinha a oportunidade de reunir-se com seu homólogo brasileiro e que isso já evidenciava “a importância da convivência e da densidade do ensinamento da defesa entre Portugal e o Brasil”.

Cravinho lembrou que o encontro desta quarta-feira ocorre pouco tempo depois de o seu país negociar a aquisição de cinco aeronaves KC- 390. “Não se trata só da aquisição de um equipamento muito importante para a Força Aérea Portuguesa, mas representa também o início de oportunidades estratégicas para Portugal e Brasil trabalharem juntos”, enfatizou.

O Ministro Fernando Azevedo enfatizou que fez questão de ir a Portugal, após a entrega da nova aeronave Gripen, na Suécia, porque não pôde comparecer na data do acordo entre o Ministério da Defesa de Portugal e a empresa brasileira Embraer, em 22 de agosto, quando foi realizado o acordo da aquisição das novas aeronaves KC-390.

Ele lembrou que Portugal faz parte do passado do Brasil, mas também de seu futuro, por ser a porta de entrada da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). “Além de Portugal ser o nosso berço, nosso parceiro histórico, será também a porta de entrada do KC-390 na OTAN, na Europa, no Oriente Médio”, disse o ministro brasileiro.

Ao fim do encontro, Cravinho ressaltou: “o encontro de hoje foi uma oportunidade de contato entre Portugal e Brasil e de aprofundamento para nossas relações”.

Fotos: António Lopes

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter