Campus da ESG em Brasília comemora 70 anos da instituição

Em 08 de agosto, foi realizada a IV Reunião do Grupo de Análise de Conjuntura (GAC), que debateu o tema: ESG 70 anos: perspectivas sobre capacitação e apoio à formulação de políticas públicas para a segurança e defesa nacionais. O evento foi realizado no Ministério da Defesa e contou com a participação de diretores das Escolas de Governo, como a Escola de Inteligência, o Instituto Serzedello Correa, a Academia Nacional de Polícia, a Escola Nacional de Administração Pública e o Instituto Rio Branco. O encontro também foi prestigiado pela Associação Brasileira de Estudos de Defesa, pelo Instituto Pandiá Calógeras, pelo Departamento de Ensino do Ministério da Defesa e pela Subchefia de Política e Estratégia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

O Comandante do Campus Brasília, General de Brigada Vendramin, abriu o evento com uma apresentação sobre as atividades da ESG e o planejamento para os próximos anos. Na sequência, os demais integrantes da mesa apresentaram as suas visões sobre os diferentes desafios enfrentados por suas instituições e a necessidade de reuniões como a do GAC, para aumentar a interação e o intercâmbio de experiência entre as Escolas. A reunião foi conduzida e moderada pelo Professor Doutor Antonio Jorge Ramalho, da Universidade de Brasília, que destacou a importância histórica da ESG na formulação do pensamento sobre defesa e desenvolvimento nacional. O professor exaltou a iniciativa da Escola de reunir especialistas para refletir sobre seu futuro.

No dia 13 de agosto, as comemorações ocorreram no Campus Jardim da Escola Nacional de Administração Pública, futura sede da ESG a partir de 2020. Na ocasião, o Comandante da Escola, Almirante de Esquadra Alípio Jorge, apresentou aos mais de 150 convidados presentes os antecedentes históricos, as principais atividades conduzidas, a missão e a visão de futuro da ESG e quais têm sido os rumos dos pensamentos formulados pela instituição. Após a palestra do Comandante, foi apresentado o Anuário de Artigos do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED), uma publicação que conterá os melhores artigos produzidos nos trabalhos de conclusão de curso do CAED. O livro será mais uma contribuição da ESG para o fomento dos debates sobre a Defesa Nacional.

Foram entregues certificados aos estagiários da turma de 2018 que tiveram seus artigos selecionados para publicação e para aqueles que foram agraciados com menção honrosa. Para fechar a comemoração, os integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial fizeram uma demonstração de Ordem Unida sem comando, seguida de apresentação da sua Banda Marcial.

 
 
 
 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter