28 de Junho, 2019 - 10:35 ( Brasília )

Defesa

SAAB e FMV assinam acordo-quadro para Carl-Gustaf M4


A SAAB assinou um acordo-quadro com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para fornecer às Forças Armadas da Suécia o Carl-Gustaf® M4. O acordo-quadro permitirá que a FMV faça pedidos durante um período de dez anos. Um pedido inicial para os canhões sem recuo Carl-Gustaf M4, de aproximadamente MSEK 330, terá as entregas feitas no período entre 2020 e 2023.

Desde 1948, o sistema de armas multipropósito Carl-Gustaf tem apoiado a infantaria a pé em todo o mundo ao lidar com uma ampla gama de desafios no campo de batalha. A nova versão, Carl-Gustaf M4, lançada em 2014, tem toda a eficácia e versatilidade do sistema Carl-Gustaf, mas seu design leve e aprimorado, pesando menos de 7 kg, oferece melhorias significativas de mobilidade ao soldado.

Em 2018, a FMV fez o primeiro pedido para fornecer às Forças Armadas Suecas a versão mais recente do sistema Carl-Gustaf. O acordo-quadro recentemente assinado é o início de maiores investimentos no sistema, para eventualmente ter todas as Forças Armadas Suecas equipadas com o canhão sem recuo Carl-Gustaf M4, juntamente com atualizações para munição e acessórios.

O acordo-quadro permite que a FMV faça compras rápidas e econômicas em nome das Forças Armadas suecas com o mínimo de burocracia. Além disso, as Forças Armadas da Estónia e da Letónia também estão autorizadas a adquirir no âmbito do presente acordo-quadro.

“Temos o prazer de anunciar que as Forças Armadas Suecas, a primeira e original usuária do sistema Carl-Gustaf, decidiram modernizar sua capacidade em arma portáteis de apoio de fogo coletivo.  Essa ordem fornecerá aos soldados suecos as mais modernas armas de apoio, munição e acessórios”, diz Görgen Johansson, head da área de negócios Dynamics da SAAB.

O Carl-Gustaf M4 é a versão mais moderna desse Sistema de Armas multipropósito portátil. Ele oferece aos usuários uma ampla gama de opções de interação e permite que as tropas permaneçam ágeis e eficazes em qualquer cenário. Baseia-se nas capacidades formidáveis do sistema, oferecendo um maior grau de precisão, construção mais leve e compatibilidade com inovações futuras.

O M4 também é compatível com futuros desenvolvimentos tecnológicos no campo de batalha, como sistemas inteligentes de observação e munição programável. Desde o lançamento em 2014, a SAAB assinou contratos com onze nações diferentes para fornecer o Carl-Gustaf M4.


VEJA MAIS



ÚLTIMAS

Defesa

MAIS LIDAS