Ministro Fernando Azevedo assume comando da pasta hoje à tarde

Margareth Lourenço

Às 16h desta quarta-feira (2), no Clube do Exército, ocorre a cerimônia de transmissão de cargo do ex-ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, para o recém empossado ministro da pasta, Fernando Azevedo. A presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, é aguardada no evento que deve ser acompanhado por expressivo número de jornalistas.

Na terça-feira (1º), por volta das 18h, Fernando Azevedo foi empossado pelo presidente em solenidade no Palácio do Planalto. Cada um dos 22 integrantes do primeiro escalão do novo governo foi chamado para assinar o termo de posse. A solenidade ocorreu após Bolsonaro ter discursado à população do parlatório. Antes disso, o novo presidente havia recebido a faixa presidencial do então presidente Michel Temer.

Desde a criação do Ministério da Defesa, em 1999, Fernando Azevedo é o 12º ministro à frente da pasta. Natural do Rio de Janeiro, é general de Exército desde 2014. Azevedo chefiou as operações do 2º Contingente do Brasil na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti.

Entre as últimas funções que ocupou, destacam-se a presidência da Comissão de Desportos do Exército durante a preparação e execução dos 5º Jogos Mundiais Militares, a direção do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, além da presidência da Autoridade Pública Olímpica.

Fernando Azevedo esteve à frente do Comando Militar do Leste e desempenhou, cumulativamente, a função de coordenador geral de Defesa de área por ocasião da preparação e execução dos Jogos Olímpicos Rio2016. Em 31 de julho de 2016, foi nomeado para exercer a chefia do Estado-Maior do Exército. Antes de assumir o Ministério da Defesa, foi assessor especial do presidente do Supremo Tribunal Federal.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter