ESG BSB – TenBrig Rossato ministra palestra

Os estagiários do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED) assistiram, no dia 10/10, palestra ministrada pelo comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, sobre o cenário atual da Instituição no gabinete da Aeronáutica, em Brasília.

O evento faz parte do ciclo de palestras em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrados no dia 23 de outubro.
 
O evento foi prestigiado com a presença de mais de 60 estagiários do CAED, ministrado no Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG):

– Comandante-Geral do Pessoal, Tenente Brigadeiro-do-Ar do Antonio Carlos Moretti Bermudez;
– Comandante do Campus Brasília, General-de-Brigada, Wilson Mendes Lauria;
– Assessor do Ministério das Relações Exteriores (MRE) junto ao Comandante da ESG, Embaixador Arthur Vivacqua Correa Meyer, e,
– Coordenador de Ensino do Campus Brasília, Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Alves Coutinho.

Em sua apresentação, o Brigadeiro Rossato falou sobre a história e a atual estrutura da FAB, destacando desde projetos da área espacial até investimentos na capacitação do efetivo, além das últimas ações do processo de Reestruturação da Força Aérea. “Três ações foram muito importantes no processo de Reestruturação: Controlar, Defender e Integrar.

A integração foi algo muito influente na criação da FAB e continua sendo. Só o Exército tem 30 mil militares na Amazônia, fora os outros órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O Brasil precisa da FAB para o transporte logístico, humano e até de órgãos, já que as empresas privadas não suprem essa necessidade. É por isso que cerca da metade de nossas aeronaves e pilotos são da Aviação de Transporte”, afirmou o comandante da FAB.

O CAED
 
A primeira edição do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) é destinado a oficiais superiores das Forças Armadas e das Forças Auxiliares e civis da alta administração, oriundos de organizações governamentais e privadas, indicados por instituições convidadas.

O curso tem o objetivo de desenvolver competências no campo da defesa nacional para a formulação de políticas e estratégias para o desenvolvimento e aplicação do Poder Nacional.

O escopo do CAED abrange as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciência Política e Defesa Nacional, que se traduzem nas disciplinas de Humanidades; Evolução Política do Brasil, Relações Internacionais, Geopolítica, Defesa Nacional, Pensamento Estratégico; Metodologia do Trabalho Científico, e Temas Transversais.

As atividades acadêmicas do curso serão realizadas ao longo 38 semanas de semanas, com carga horária total de 524h/a, no período de 27/03 a 7/12.


 

Comandante da FAB ministra palestra para estagiários da ESG Brasília

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter