01 de Agosto, 2018 - 09:00 ( Brasília )

Defesa

Atech apresenta palestra sobre sistema de gestão tática no Seminário “Internet Of Things: Oportunidades e Desafios para a Área de Defesa”

Encontro acontece no dia 7 de agosto e vai reunir representantes das Forças Armadas, da Academia e da Indústria

A Atech, empresa do Grupo Embraer, participa do Seminário “Internet of Things: Oportunidades e Desafios para a Área de Defesa”, que acontece no dia 7 de agosto, das 9h às 16h30, no Auditório do Comando Militar do Sudeste (CMSE).

 

Promovido pelo Escritório de Ligação do Sistema Defesa, Indústria e Academia (SisDIA) de Inovação São Paulo, ligado ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, o Seminário vai reunir representantes das Forças Armadas, da Academia e da Indústria com o objetivo de debater soluções, identificar oportunidades e desafios de implantação da Internet das Coisas (IoT) na área de Defesa.

 

Nesse contexto, a Atech vai apresentar o tema “Sistema de Gestão Tática – Arkhe BMS”, evidenciando a integração de sistemas e de dispositivos de IoT para maior eficiência dos sistemas de comando e controle em ações táticas de alto nível em missões de defesa.

 

“Um sistema de comando e controle eficiente deve garantir a comunicação segura das informações para o acompanhamento, em tempo real, de eventos, ocorrências e alertas; aumentando o nível de consciência situacional e possibilitando melhores resultados nas tomadas de decisão durante as fases que envolvem uma missão”, destaca Cláudio Nascimento, Gerente de Negócios da Atech.

 

O Arkhe BMS (Battlefield Management System) é um sistema de comando e controle que integra sensores, mapas, dados, sistemas, rastreamento, comunicação segura e dispositivos de IoT. O sistema é escalável e projetado para concentrar, em um único mapa, todas as informações de interesse, garantindo uma visão ampla e precisa da situação.

 

O uso de várias camadas de visualização permite a correlação de diferentes fontes de dados, além do acompanhamento e tratamento diferenciado de cada situação. No sistema, cada elo envolvido na operação terá a capacidade de atuar como um sensor, fornecendo vídeos, imagens, coordenadas e informações, elevando o grau de consciência situacional e facilitando a tomada de decisão. O sistema está preparado para uso em postos de comando centrais, postos de comando avançados, viaturas ou mesmo interagindo por meio de dispositivos móveis.

 

“O Arkhe BMS sistematiza os processos relacionados à gestão da ação tática, garantindo clareza na execução e controle. A tecnologia utilizada é baseada em IoT, sendo traduzida pela implementação, integração, gestão de sensores, sistemas e recursos”, conclui Nascimento.

 

Além o Arkhe BMS, a Atech demonstrará outros produtos no evento.



ÚLTIMAS

Defesa

MAIS LIDAS