30 de Julho, 2018 - 11:00 ( Brasília )

Defesa

Comando Militar do Sul promove palestra sobre defesa e segurança


Lane Barreto

Acadêmicos, militares e empresários gaúchos acompanharam, na manhã da quinta-feira (26), à palestra sobre os desafios para a segurança e defesa no Brasil. O tema foi apresentado pelo ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, em evento no Comando Militar do Sul (CMS), localizado na capital do estado.

A exposição de Silva e Luna abordou desde a relação entre as Forças Armadas, com a formação da nação brasileira, até os 13 anos de atuação de tropas brasileiras no Haiti. O ministro falou sobre temas como a importância de um bom relacionamento com países vizinhos, a missão institucional e os programas sociais do Ministério da Defesa. Ao término da palestra, ele respondeu às perguntas da plateia e atendeu a imprensa local.

O ministro disse que o cronograma de aquisição dos novos caças da Força Aérea, o Gripen NG, continua sendo honrado e que o primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas nacional (SGDC), lançado em 2017, está em funcionamento. “A ideia é que se instale telefonia de banda larga em todo o pais. A banda KA foi liberada, sob autorização, na semana passada. Agora, hospitais e escolas terão telefonia de banda larga”, destacou.

O SGDC é destinado ao emprego militar, por meio da banda X, e ao uso civil, pela banda KA.

Questionado sobre o andamento dos projetos estratégicos das Forças Armadas, Silva e Luna assegurou a continuidade deles, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo país. “Estão avançando e estamos em busca de alternativas para se escapar do teto de gastos. Atualmente, por exemplo, há a construção de corvetas para Marinha por meio de uma empresa capitalizada, a Emgepron. Isso está fora do teto de gasto”, explicou.

Mesmo com os recursos reduzidos para o ano de 2019, as Forças Armadas devem continuar priorizando o monitoramento de fronteiras para o combate ao crime organizado, garantiu o ministro.

Organização militar

O Quartel-General do Comando Militar do Sul (CMS) fica localizado no centro de Porto Alegre. A Organização Militar é responsável pelo efetivo de aproximadamente 50 mil militares e 163 organizações militares.