Defesa – Confirmado Gen Ex Joaquim Silva e Luna como Ministro

O presidente Michel Temer efetivou nesta quarta-feira (13JUN2018) para o comando do Ministério da Defesa o General-de-Exército Joaquim Silva e Luna.

Com a decisão, é a primeira vez desde que a pasta foi criada, em 1999, que um militar ocupa o posto. Desde fevereiro, o general desempenhava a função de maneira interina, com a saída do ministro Jungmann para o novo Ministério de Segurança, já que a intenção do presidente era encontrar um civil para o cargo. Com dificuldades de achar um nome, contudo, ele optou por uma solução caseira.

 

DECRETO DE 12 DE JUNHO DE 2018

 

 

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, incisos I e XXV, da Constituição, resolve

NOMEAR

JOAQUIM SILVA E LUNA, para exercer o cargo de Ministro de Estado da Defesa, ficando exonerado do que atualmente ocupa.

Brasília, 12 de junho de 2018; 197º da Independência e 130º da República.

MICHEL TEMER

Torquato Jardim

O General-de-Exército Silva e Luna exercia o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Defesa.

Nos últimos meses, o presidente foi aconselhado a escolher um nome civil que não passasse a ideia de fortalecimento dos militares em seu mandato e que não causasse constrangimento à Marinha e à Aeronáutica por ter optado por alguém do Exército.

Alguns órgãos de imprensa fazem críticas à escolha como ocorresse um fortalecimento dos militares. Há uma crítica excessiva, pelo desconhecimento, de um pseudo controle do governo pelos militares

A interação do presidente Michel Temer com as Forças Armadas é antiga. Como vice-presidente, ele foi escalado para coordenar o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), o que o aproximou dos militares.

 

Ministério Defesa completa 19 Anos

Ministério da Defesa está completando 19 anos de existência e nesta terça-feira, o Ministro Joaquim Silva e Luna, recebeu os cumprimentos dos servidores civis e militares em comemoração a data. Atualmente o ministério conta com a colaboração de 1.917 funcionários, sendo 888 civis e 1.029 militares da Marinha, Exército e da Aeronáutica.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter