03 de Abril, 2018 - 11:20 ( Brasília )

Defesa

Chefia de Operações Conjuntas do MD é assumida por Oficial-General da FAB

Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior é o novo chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa

Tenente Raquel Alves


O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior assumiu, nesta segunda-feira (02/04), a Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (CHOC), em Brasília (DF). O oficial-general ocupava anteriormente a vice-chefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

A solenidade foi presidida pelo ministro da Defesa interino, General Joaquim Silva e Luna, e teve a presença de oficiais da Marinha, Exército e Aeronáutica. Durante a solenidade, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, destacou que a experiência profissional do novo Chefe contribuirá muito para os trabalhos. “Seu profissionalismo e sua experiência em trabalhos conjuntos permitirão, com certeza, que continuemos a trilhar nosso caminho em busca de uma interoperabilidade de sucesso”, destacou.

Para o oficial-general da FAB, as expectativas para a atuação no novo cargo são as melhores. “Aplicarei todo meu conhecimento e experiências para fazer um trabalho fidedigno”, comentou.

Chefia de Operações Conjuntas - A Chefia de Operações Conjuntas (CHOC) é o órgão interno do Ministério da Defesa que presta assessoria ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), por meio da coordenação de diretrizes de planejamento, execução e acompanhamento de temas voltados ao preparo e emprego conjunto das Forças Armadas, inclusive em operações de paz.

Por intermédio da CHOC, efetivos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica atuam de forma integrada em operações militares de grande porte, na junção de esforços em torno de estratégias e objetivos, orientados pela Doutrina de Operações Conjuntas.

Novo Chefe – Praça de 1975, o Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior é piloto de caça e possui mais de 4.000 horas de voo. Passou por diversos cargos na FAB, entre eles o de Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro e Diretor de Material Aeronáutico e Bélico.



Fotos: Cabo Feitosa/Cecomsaer