EMCFA promove Estágio de Adaptação Funcional para oficiais generais recém-promovidos

Comandante Cleber Ribeiro

O Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) realiza, de 4 em 4 meses, um Estágio de Adaptação Funcional (EAF) para os Oficiais Generais recém-promovidos, como forma de atualizá-los acerca das atividades desenvolvidas no Ministério da Defesa (MD), de um modo geral, e no EMCFA, particularmente. Assim, na quarta-feira (21), foi realizado, na sede do MD, um Estágio para Oficiais Generais recém-promovidos da Marinha e da Aeronáutica.

Na ocasião, os participantes receberam informações sobre a Estrutura Organizacional das diversas unidades que compõem a administração central do MD, bem como as suas áreas de competência. Também tomaram conhecimento das principais atividades em andamento e planejadas, com destaque para aquelas que envolvem a articulação com os Comandos das três Forças Armadas.

O almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, representando o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, iniciou o evento dando as boas vindas aos participantes e destacando a relevância do encontro. Segundo o almirante, como normalmente as Forças operam em conjunto, uma maior compreensão das demandas trará maior harmonia e interoperabilidade entre elas. A seguir convidou o Chefe da Assessoria de Doutrina e Logística (ADL), General Manoel Lopes de Lima Neto a proferir a sua palestra.

Almirante Hecht deu as boas vindas aos visitantes e falou da importância do encontro

O general Lima Neto descreveu o organograma do EMCFA, discorreu sobre as atribuições desenvolvidas em cada setor e fez uma retrospectiva histórica do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas desde a sua criação.

Em seguida, o vice-chefe de Logística e Mobilização (VCHELOG), brigadeiro Paulo Borba, ressaltou a importância da logística para as tarefas afetas ao Ministério da Defesa e para a interoperabilidade entre as Forças. Citando o CASLOG, enalteceu o Centro por ter sido reconhecido pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) pelo trabalho desenvolvido referente à catalogação de empresas de produto de defesa.

Na sequência, o vice-chefe de Assuntos Estratégicos (VCAE), general Fernando Rodrigues Goulart, apresentou a CAE e lembrou que a Chefia, de quatro em quatro anos, atualiza a Política Nacional de Defesa (PND) e a Estratégia Nacional de Defesa (END). Enfatizou que em 2019 o Ministro brasileiro assumirá a presidência do Conselho de Ministros da Defesa da União das Nações Sul-americanas (UNASUL).

General Lima Neto abre a fase de palestras do Estágio fazendo uma retrospectiva histórica do EMCFA

O almirante Hecht, vice-chefe de Operações Conjuntas (VCHOC), representando também o general César Augusto Nardi de Souza, Chefe de Operações Conjuntas (CHOC), enfatizou a importância das Comunicações estratégicas, destacando o Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS). Ressaltou, também, a participação do Ministério no Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) e detalhou a preparação do Brasil para uma eventual participação na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA).

Por fim, desejando êxito aos Oficiais Generais visitantes e valorizando a presença de cada um, o almirante Hecht encerrou o estágio.

Fotos: Sgt Manfrim/MD, Keven Cobalchini/MD e Tereza Sobreira/MD

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter