13 de Setembro, 2011 - 09:29 ( Brasília )

Defesa

Amorim abrirá ciclo de debates sobre política de defesa


Joarnal do Senado

Uma audiência pública com o novo ministro da Defesa, Celso Amorim, deverá abrir no dia 29 de setembro o terceiro ciclo de palestras sobre os Rumos da Política Externa Brasileira, promovido desde abril pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Depois do primeiro ciclo dedicado ao tema da Geopolítica e das Relações Internacionais e do segundo ciclo, ainda em andamento, sobre a crise econômica global, o terceiro ciclo abordará o tema da Defesa Nacional.

Durante a audiência pública prevista para o dia 29, Amorim apresentará aos senadores da comissão as principais diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa e os projetos do governo para o setor ao longo dos próximos anos. Essa exposição foi requerida pelo presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL).

Além da Estratégia Nacional de Defesa, deverão ser abordados nos painéis que comporão o terceiro ciclo temas como o papel das Forças Armadas no Brasil, a vigilância das fronteiras, os planos para a proteção das reservas brasileiras de petróleo na camada pré-sal e a participação das Forças Armadas brasileiras em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os convidados estarão representantes dos militares, de diversas universidades nacionais e da indústria brasileira de defesa.