31 de Maio, 2017 - 12:00 ( Brasília )

Defesa

Delegação da Índia visita o Brasil e conhece documentos e projetos estratégicos do MD


Débora Sampaio

Os documentos e os projetos estratégicos do Ministério da Defesa (MD) do Brasil foram apresentados para a delegação do Colégio da Defesa Nacional da Índia, por meio de palestras, nesta quinta-feira (30), na Administração Central do MD.

A abertura do evento foi realizada pelo subchefe de Assuntos Internacionais (SCAI), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), brigadeiro Ricardo Reis Tavares. Após dar boas vindas aos visitantes ele destacou a importância da cooperação entre as nações. “As visitas das delegações são oportunidades de aumentar os laços de amizade e confiança entre os países e de identificar projetos que possam se tornar futuras parcerias”, afirmou o brigadeiro Reis.

Em seguida, os 16 integrantes da delegação puderam conhecer a Politica Nacional de Defesa (PND) e a Estratégia Nacional de Defesa (END), que caracterizam o nível nacional de discussão dos temas da Pasta. “A PND diz o que fazer sobre assuntos relacionados à Defesa Nacional e traça objetivos, enquanto a END apresenta as ações estratégicas a serem adotadas para alcançar os objetivos”, explicou o subchefe de Política e Estratégia (SCPE), almirante Carlos Eduardo Horta Arentz.

O almirante também falou sobre o fato do Brasil ser um país que não tem inimizades. “Não devemos negligenciar a presença das Forças Armadas, mesmo que não tenhamos ameaças tradicionais estabelecidas. O cenário internacional é bastante dinâmico e complexo”, ressaltou.

Quando perguntado sobre a integração do meio militar com o civil o almirante destacou que ocorre por meio disseminação de informações sobre Defesa, com a realização de seminários, workshops, cursos sobre o tema e ações de comunicação social.

Os projetos estratégicos da Pasta foram apresentados por representantes da Subchefia de Integração Logística (SUBILOG), do Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM) e do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Eles destacaram projetos ligados à Geoinformação de Defesa; ao Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE); ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE); entre outros.

À tarde foi a vez de conferir a apresentação do comandante Israel Wesley de Almeida Cavalcante, da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), sobre Indústria de Defesa, onde foram citadas algumas das aquisições das Forças Armadas: o KC 390, cargueiro que vai substituir o Hércules C 130 e que está em fase de certificação, o Gripen NG, da Força Aérea e a aeronave A-29 Super Tucano.

A delegação também assistiu a uma apresentação da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN), do Ministério da Fazenda sobre “Economia e Estratégia” e no Ministério das Relações Exteriores (MRE) conferiu a palestra sobre “Política Externa do Brasil e Visão Mundial”.

Após as apresentações, a delegação também teve a oportunidade de sanar dúvidas sobre os temas apresentados.

Os integrantes do Colégio da Defesa Nacional da Índia estão no Brasil desde o último sábado (27). Ontem (29), eles estiveram em Manaus e visitaram o Comando Militar da Amazônia (CMA). Amanhã (31) a delegação irá conhecer o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), em Brasília. No dia 1º de junho, a visita será na Escola Superior de Guerra (ESG) e ao Arsenal de Marinha, no Rio de Janeiro.