04 de Maio, 2017 - 10:20 ( Brasília )

Defesa

Brigadeiro Reis assume Subchefia de Assuntos Internacionais do MD

Brigadeiro Reis pretende atuar em conjunto com as três Forças

Ten Cynthia Fernandes

Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares assumiu, nesta quarta-feira (03/05), o cargo de Subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa (MD). A cerimônia de transferência de cargo foi realizada no salão nobre do ministério, onde reuniu representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. O militar substitui o Brigadeiro do Ar Jair Gomes da Costa Santos, designado ao Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

A passagem de comando foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho. Também estavam presentes o Chefe de Assuntos Estratégicos, Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva. Na oportunidade, o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, representou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Brigadeiro Reis comentou sobre o desafio na nova função, além da responsabilidade de tratar assuntos internacionais. “Nosso desafio é coordenar com as três Forças, o Itamaraty e demais ministérios, assuntos da área internacional e uma agenda positiva para a construção e fortalecimento das nossas Forças Armadas, sempre coordenadas com as diretrizes do nosso ministro”, reafirmou.

Dentre as atividades assumidas no novo cargo, Brigadeiro Reis vai coordenar também a atuação em missões de paz, promover acordos bilaterais; incentivar parcerias com outros órgãos federais, nas áreas de política externa e Defesa, e demais cooperações internacionais.