24 de Abril, 2017 - 09:00 ( Brasília )

Defesa

Defesa no foco da 3ª Edição do SEMINDE em Santa Maria (RS)

Com o Apoio Institucional da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

English version


O Estado do Rio Grande do Sul, por meio de seu conjunto de ativos representados predominantemente pela sua indústria, sua matriz de universidades e centros de conhecimento e suas agências de desenvolvimento e entidades representativas do setor empresarial, em adesão ao setor público, vem recorrentemente envidado esforços conjuntos no sentido de consolidar a sua ambiência para o desenvolvimento do Setor de Defesa e Segurança.

A região Central do Estado, especialmente o Município de Santa Maria, tem se destacado de forma notória nesta área. Em decorrência de ações discutidas e construídas solidariamente, somadas aos fortes laços históricos do município com as Forças Armadas, configura-se um Polo de Defesa que protagoniza um ciclo de desenvolvimento virtuoso, conectado às necessidades de fornecimento e demandas de mercados civis e militares. Tal movimento é estimulado e apoiado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS e pelo Estado do Rio Grande do Sul.

O SEMINDE - III Seminário Internacional de Defesa - tem como objetivo principal reunir Marinha, Exército, Aeronáutica, centros de conhecimento, forças militares da América Latina, empresas privadas e setor público para abordar as principais demandas de fornecimento, obtenção e nacionalização de bens e serviços das Forças Armadas e discutir oportunidades de negócio que contribuam com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, do Brasil e dos países da latino-americanos.

O evento busca também reunir representantes do poder público e de instituições vinculadas ao setor, pesquisadores e imprensa especializada para discutir oportunidades de desenvolvimento no Setor de Defesa, além de consolidar a cidade como um Polo de Defesa e Segurança.

Esta é a 3ª Edição do SEMINDE, tendo ocorrido em 2014 a primeira edição e em 2015 a segunda edição,O Seminário será realizado no mês de novembro, dias 08, 09 e 10, na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O III SEMINDE é uma promoção do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, realizado pela ADESM – Agência de Desenvolvimento de Santa Maria com o apoio: do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do COMDEFESA/FIERGS, da Universidade Federal de Santa Maria, do Centro Universitário Franciscano, do Santa Maria Tecnoparque, do Comando Militar do Sul, do 5º Distrito Naval, da 3ª Divisão de Exército, da ALA4 – Base Aérea de Santa Maria e representação das empresas do APL, instituições estas que fazem parte da Governança do APL e indicaram representantes para compor a Comissão Organizadora do evento; e conta com o Apoio Institucional da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.