Ministério da Defesa e CGEE desenvolverão cooperação técnica em Defesa, Ciência e Tecnologia

O Ministério da Defesa (MD) e o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), firmaram, nesta terça-feira (28), Protocolo de Intenções para cooperação técnica, com o objetivo de realizar estudos e pesquisas de interesse mútuo, principalmente sobre temas referentes às políticas nacionais de Defesa e de Ciência, Tecnologia e Inovação e a sua interface com as demais Políticas Públicas.

O secretário de Produtos de Defesa do MD, Flávio Basílio, enfatizou a relevância das soluções desenvolvidas pelo CGEE no que concerne à prospecção e Inteligência Tecnológica, e a suas interações e aplicações estratégicas em proveito das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) militares. “No âmbito das Forças Armadas, o tema prospecção e Inteligência Tecnológica é uma importante ferramenta de suporte à pesquisa e ao desenvolvimento de novos Produtos de Defesa e à busca da Inovação”, afirmou o secretário.

Segundo Flávio Basílio, além de aproximar os dois ministérios, a assinatura do protocolo coroa um trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos e pode ajudar o MD a ser de fato um órgão indutor de produtividade e crescimento econômico. “Utilizando uma visão sistêmica e modelista, você pode obter resultados muito mais eficientes, ganhando economia e tempo” destacou.

O presidente do CGEE, Mariano Francisco Laplane, reforçou a importância de poder formalizar um trabalho de colaboração e aprendizado conjunto com o MD. “O entrosamento das equipes construírem valor nesse processo é um excelente ponto de partida”, disse Mariano.

As Forças Armadas, de forma independente, possuem núcleos que estão trabalhando, nestes últimos dois anos, no emprego de técnicas associadas à inteligência tecnológica. As ferramentas de inteligência estratégica ofertados pelo CGEE ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação aceleram processos sistemáticos de coleta, análise e disseminação de informações e poderão apoiar os processos de tomada de decisão das ICT militares.

Essas ferramentas desempenham funções como: mapeamento de tendências e monitoramento de produção científica, de tendências de mercado e de produção tecnológica e de propriedade intelectual (Insight Data); consulta estruturada e análise de percepção (Insight Survey); mapeamento e evolução de redes de colaboração, identificação de competências e lacunas, além do potencial de colaboração (Insight Net); e análise de maturidade e de criticidade tecnológica (Insight Tec).

Participaram ainda da assinatura do protocolo o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do MD (DECTI), general Claudio Duarte de Moraes; o diretor-executivo do CGEE, Marcio de Miranda Santos; o também diretor do CGEE, Gerson Gomes; além de representantes do MD e do CGEE.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter