25 de Agosto, 2011 - 22:00 ( Brasília )

Defesa

EMCFA - Ordem do dia do general-de-exército José Carlos De Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, sobre o 1° aniversário de criação do EMCFA


Ordem do dia do general-de-exército José Carlos De Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas,
sobre o 1° aniversário de criação do EMCFA




Brasília (25-08-2011) — O momento em que completa seu primeiro aniversário de criação, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão de assessoramento permanente do Ministro de Estado da Defesa, assinala uma curta existência de muito trabalho na busca pela modernidade e, principalmente, pelo aprimoramento da interoperabilidade entre as Forças, mantendo-se alinhado com a constante evolução da Arte da Guerra.

Criado pela Lei Complementar Nº 136, de 25 de agosto de 2010, o Estado-Maior Conjunto tem a missão de elaborar o planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas, assessorando o Ministro de Estado da Defesa na condução das operações conjuntas, bem como, na atuação das forças brasileiras em operações de paz, além de outras atribuições previstas em lei.

No mundo atual, em que a paz e o desenvolvimento enfrentam múltiplos desafios e onde o conhecimento evolui em ritmo acelerado, é imprescindível ter foco no acompanhamento da celeridade da marcha desses conhecimentos e desafios. Deste modo, o Estado-Maior Conjunto é o responsável pelas decisões mais expressivas de emprego das Forças Armadas, as quais enfrentam tarefas cada vez mais árduas e devem permanecer alertas aos inúmeros e inéditos acontecimentos, fortalecendo suas capacidades para cumprirem as mais diversas tarefas.

Em raras oportunidades da história brasileira foi tão imperativo pensar no amanhã. O Brasil busca a sua justa posição no contexto das nações. Pensar grande e trabalhar com afinco pela concretização desse pensamento são deveres indelegáveis e impostergáveis ante a importância da nossa terra e o respeito pelo nosso povo.

O Estado-Maior Conjunto deve estar adiante do seu tempo e preparado para esse magnífico desafio contemporâneo, atuando com qualidade e presteza, apoiado no esmero do trabalho e na dedicação dos profissionais, civis e militares, que aqui labutam diuturnamente.

Assim, por dever de justiça, devemos agradecer a todos que, ao longo deste primeiro ano, contribuíram de forma exponencial para a implantação e consolidação do Estado-Maior Conjunto. Do servidor mais moderno ao mais antigo Chefe, o nosso profundo respeito e reconhecimento pelo exemplo de desprendimento, espírito de cumprimento do dever e profissionalismo, indo muito além das prescrições regulamentares.

Finalmente, cumpre destacar o apoio incondicional do Exmo Sr Ministro de Estado da Defesa, bem como dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além dos Secretários deste Ministério, os quais cooperaram sobremaneira para o cumprimento da complexa missão do Chefe do Estado-Maior Conjunto.

Desta forma, desejamos que este seja apenas o primeiro de inúmeros aniversários do EMCFA, na certeza de que a longa caminhada será, cada vez mais, com passos firmes e fortes rumo a um futuro grandioso do nosso País.

Que Deus proteja a todos!

Brasil acima de tudo!