08 de Dezembro, 2016 - 10:50 ( Brasília )

Defesa

Brasil e Reino Unido vão intensificar parceria no setor de defesa


Brasil e Reino Unido vão retomar a parceria no setor de defesa. O assunto norteou a audiência concedida pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, ao ministro de Estado para o Comércio Internacional do Reino Unido, Liam Fox, nesta quarta-feira (7), em Brasília. Durante o encontro, os ministros se dispuseram a retomar um acordo bilateral entre os dois países.

Liam Fox iniciou a conversa explicando que foi preciso ajustar os gastos das Forças Armadas britânicas em relação ao orçamento. O ministro Jungmann contou que o país atravessa uma crise financeira e lembrou que, entre 2008 e 2009, o governo brasileiro resolveu expandir os gastos e, nos dias atuais, é necessária a revisão para moldá-los à realidade fiscal.

O ministro brasileiro contou também que as Forças Armadas têm em seus quadros militares temporários, com contrato de até oito anos, que representam menos custos para o erário. Segundo o ministro, ao término deste período acaba o vínculo e a permanência somente se dará por meio de concurso público.

Jungmann disse também que tem mantido diálogos constantes com outros países como forma de assegurar o incremento de produtos de defesa. Os ministros destacaram segmentos da indústria de defesa que podem ser do interesse comum aos dois países.