18 de Agosto, 2011 - 08:46 ( Brasília )

Defesa

Encontro secreto Amorim - Alm Roughead CNO - US Navy


Notas publicadas na Coluna de Claudio Humberto 17 Agosto 2011

Encontro secreto com Amorim


O almirante-de-esquadra Gary Roughead, chefe de Operações Navais da Marinha dos Estados Unidos, fez o ministro Celso Amorim (Defesa) pegar um jatinho para se reunir com ele a portas fechadas, na sede da Marinha, centro do Rio. Para quem detesta americanos, Amorim foi muito solícito: a reunião durou 40 minutos. Ninguém diz o que o militar veio fazer no Brasil no dia 10, dois após a posse do ministro da Defesa.

Estratégia

Os americanos buscam aproximação estratégica com o Brasil, fazendo contraponto ao semiditador venezuelano Hugo Chávez, hostil aos EUA.

Quarta Frota

O Ministério da Defesa não confirmou se na reunião foi discutida a reativação da 4ª Frota Naval americana, a que o Brasil se opôs.

Obviedade A visita do chefe da Marinha americana ocorreu entre os dias 10 e 12. Segundo a Marinha brasileira, foram tratados "assuntos comuns".

DefesaNet

US Navy Visita MB - Entrevista Alm Moura Neto e Alm Gary Roughhead Link

Leia a entrevista com o Ministro nelson Jobim, publicada em 13 Maio 2009, que teve ampla repercussão. Tratava de treinamento de oficiais da Marinha do PLA junto com a tripulação do porta-aviões São Paulo. Link