Reunião entre o Exército e a Marinha identifica parcerias estratégicas

No dia 14 de setembro, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM), Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, recebeu o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, acompanhado por comitiva composta por Oficiais-Generais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Exército,  para a “Reunião de Trabalho entre o DCT – EB e a SecCTM”, no Auditório do Estado-Maior da Armada, em Brasília (DF).

O evento teve como propósito viabilizar o fortalecimento de parcerias estratégicas, que contribuam para o desenvolvimento de tecnologias de ponta na área da defesa, buscando o domínio desses conhecimentos e, sempre que possível, a inovação e a possibilidade de emprego dual dessas tecnologias.

Os trabalhos de Pesquisa e Desenvolvimento são pautados no modelo de desenvolvimento científico-tecnológico da Tríplice Hélice, que considera imprescindível a relação interdependente entre o Governo, a Academia e a Indústria.

Na oportunidade, foram discutidas e elencadas propostas de atuação conjunta, estabelecendo prioridades para atendimento em curto prazo (de um a dois anos) e em médio prazo (de três a cinco anos), sempre com uma visão prospectiva, sinérgica e focada na inovação.

Também estavam presentes o Diretor do Centro de Análises de Sistemas Navais, o Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, o Diretor do Instituto de Pesquisas da Marinha; o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, o Encarregado do Núcleo do Escritório de Desenvolvimento Tecnológico Industrial da Marinha, o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, o Comandante do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais e os Assessores da SecCTM.

Em continuidade à reunião de trabalho, no dia 15 de setembro, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, acompanhado de comitiva, realizou uma visita ao Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército. Na ocasião, o General de Exército Juarez fez uma explanação sobre o processo de reestruturação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército.

Após dois dias de trabalhos, foram vislumbradas oportunidades mútuas em diversas áreas de atuação, destacando-se a possibilidade de trabalhos conjuntos de pesquisa básica e compartilhamento de recursos laboratoriais nas áreas de materiais absorvedores, de guerra eletrônica, de radares e de antenas; o intercâmbio de profissionais para a troca de expertises na área de Gestão da Inovação; e a realização de trabalhos conjuntos nas áreas de automação e de controle de estabilização de sistemas de armas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter