DefesaNet Semana – Primeira edição

Defesa

Completa uma semana a posse do ministro da Defesa Celso Amorim (08AGO). A primeira atividade pública como ministro foi troca de comando da Força de Pacificação no Alemão, na manhã de sexta-feira (12 AGO).

Cerimônia que teve forte presença de oficiais do Exército,  do comandante da Força e a dos Comandantes do Sudeste e Leste e outros oficiais 4 estrelas.
O Comandante da MB, Almirante Moura Neto, também esteve presente.
Ver matéria  Link

O programa F-X2

A segunda audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado,  ocorrerá nesta quinta-feira (18 AGO). Caberá à Boeing apresentar a sua proposta do  F/A-18 Super Hornet.

Na semana passada coube à SAAB apresentar a sua proposta. Ver matéria Link

Extra – A Boeing informou quando a edição do DefesaNet Semana estava sendo fechada, que montará e estará disponível já a partir de terça-feira (16AGO), o simulador do F/A-18 Super Hornet no Senado Federal. O simulador é o mesmo que  foi apresentado na LAAD e caberá ao veterano piloto Ted Herman a recepção ao interessados.
ver nota Boeing Link

Política   

Continuará a instabilidade política em Brasília, com o governo redefinindo seus apoios no Congresso. Neste tiroteio a Defesa não é prioridade tanto para o Governo como para os partidos políticos.

Economia

De olho nos indicadores econômicos. Quanto mais cedo a economia brasileira e internacional iniciar a estabilização, mais rápido surgirá a oportunidade de o governo avançar com os principais programas de defesa (F-X2, PROSUPER, SISFRON, SISGAA, SIAAEB),  no iníco de 2012.   

A Guerra dos VANTS

A FAB continua na sua procura pelo domínio dos VANTs, rebatizado agora pelo jargão fabiano de Aeronave Remotamente Pilotada em substituição a Veículo Aéreo Não-tripulado. Ver nota da Isto É     Link

Geopolítica

Os Deputados Federais  Briizola e Protógenes na Líbia –  do PDT e PC do B, foram convidados por Kaddafi para ver “atrocidades cometidas pela OTAN”.

Mundo árabe – julgamento do ditador deposto do Egito, Hosni Mubarak,  suspenso em 3.ago.2011 e é retomado.

Bolivariana – Hugo Chávez retornou à Venezuela neste fim de semana. Segundo rumores a instabilidade castrense na Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB) acelerou a volta. Na ativação do Batalhão de Helicópteros  Coronel Mauricio Encinoso, localizado em  Fuerte Tavacare, estado de  Barinas, pela  Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB), quinta-feira (11 AGO), tanto o Comandante da FANB Gen Carlos Mata Figueroa, como o presidente Hugo Chávez por telefone, fizeram forte pronunciamento político. Matéria  Link Vídeo Link.

Front Interno

Kátia Abreu e Aldo Rebelo em São Paulo – na FIESP, senadora do DEM e deputado do PC do B falam sobre reforma do Código Florestal. Eles têm posição parecida sobre o tema. Participam do evento o ministro Gilmar Mendes, do STF, e o presidente da entidade, Paulo Skaf (PMDB).

Honoris Causa

Ministro da Justiça Cardozo recebe título de professor honoris causa da Escola Paulista de Direito.Sexta–feira (19AGO)

Operações

As Forças Armadas continuarão com a Operação Ágata dentro do Plano Estratégico de Fronteiras. Prioridade estabelecida de mostrar ação tanto para as Forças Armadas como para a  Polícia Federal nas áreas de fronteira.  

Vídeo Operação Ágata – Destruição de Pista Clandestina Link
Matéria OPERAÇÃO ÁGATA – Caças da FAB destroem pista clandestina na Amazônia   Link

 

Este informe DefesaNet Semana será enviado  na noite de domingo ou na segunda-feira de cada semana.

Será complementar ao Boletim DN.

Para aqueles que quiserem enviar notas de eventos para serem colocadas na Agenda enviar para defesanet@defesanet.com.br

Canais DefesaNet
Twitter http://twitter.com/defesanet
Para receber o Boletim DN e o DefesaNet Semana inscreva-se na página inicial do DefesaNet
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter