11 de Abril, 2016 - 14:35 ( Brasília )

Defesa

Brasil receberá visita do ministro da Defesa da Tunísia


Como parte dos preparativos para viagem ao Brasil do ministro da Defesa da Tunísia, Farhat Horchani, o ministro Aldo Rebelo recebeu, nesta segunda-feira (11), a visita do embaixador do país árabe no Brasil, Sabri Bachtobji. Será a primeira vez que um ministro tunisiano virá ao Brasil.

A visita, prevista para o final do mês de maio, irá possibilitar a ampliação da cooperação na área de defesa entre os países. “Será uma grande honra poder receber o ministro da Defesa da Tunísia. Iniciaremos no mais elevado nível a cooperação de defesa entre os nossos países. Temos desafios comuns e podemos partilhar as afinidades. Impedir que as nossas fronteiras sejam impostas ao terrorismo e a outras entidades criminosas”, ressaltou o ministro brasileiro, Aldo Rebelo.

Em março desse ano, Horchani expressou, por meio de comunicado, ao Ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Viera, o desejo partilhado de seu governo de "buscar áreas de cooperação com o Brasil, especialmente nos setores de formação e de equipamento", e de empreender "um programa de troca de estudantes entre escolas estatais e militares".

Em recente visita ao Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), localizado em Dourados (MS), o embaixador Bachtobji destacou a expertise do Brasil no que tange ao aparato para vigiar os mais de 16,8 mil quilômetros de divisas nacionais. “O Brasil está muito bem preparado quanto ao controle de fronteira”, concluiu.

A expectativa é que o ministro tunisiano conheça as instalações da Embraer, da Avibrás, do Comando de Operações Especiais do Exército, em Goiânia (GO), da Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro (RJ) e da sede do Ministério da Defesa, em Brasília (DF).