21 de Março, 2016 - 11:55 ( Brasília )

Defesa

Brasil é centro de referência internacional na formação de militares em missões de paz


Alexandre Gonzaga
Ascom - MD

O Centro Conjunto de Operações de Paz (CCOPAB) do Ministério da Defesa recebeu o quarto certificado do Departamento de Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas. Com essa certificação, o CCOPAB se torna centro de excelência internacional na formação de militares para missões de paz, sob a égide das Nações Unidas (ONU).

A certificação foi entregue nesta sexta-feira (18) pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho, ao comandante do CCOPAB, coronel Carlos Ramires.

"O Brasil é o primeiro país da América do Sul a possuir este certificado, que se soma a outros", declarou o almirante Ademir. De acordo com o chefe do EMCFA, o centro agora também é referência na formação de unidades de polícia para operações de paz.

Criado em 2010, o CCOPAB possui cursos e exercícios regulares para o desempenho de militares em diversas atividades em operações de paz da ONU. Atualmente, são ministrados o Curso de Observador Militar, o Curso de Oficial de Estado-Maior (staff officer), o de Exercício Avançado de Operações de Paz, e agora, por último, foi introduzido o de Polícia das Nações Unidas.

Para o comandante do CCOPAB, coronel Ramires, com a certificação o Brasil passa a ser referência internacional na formação de militares em operações de paz da ONU. "Nós recebemos não apenas, obviamente, nossos militares, mas também, regionalmente, e podemos avançar para outros continentes", afirmou.

Além de cursos, estágios e exercícios avançados voltados a profissionais militares, o CCOPAB oferece programas dirigidos ao público civil, como o Estágio de Preparação para Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito.

O Curso de Polícia da ONU foi certificado durante a sua realização no CCOPAB, em setembro de 2015. O treinamento visa capacitar profissionalmente os policiais e bombeiros militares para atuação como policiais da ONU nas missões de paz, em um ambiente multicultural.