09 de Dezembro, 2015 - 11:25 ( Brasília )

Defesa

Exército organiza Encontro Regional sobre Defesa em Brasília


A Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) realizou, de 1º a 3 de dezembro, em Brasília, o I Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (I ERABED – Centro-Oeste).

O evento, organizado em parceria com o Exército Brasileiro, por intermédio do Centro de Estudos Estratégicos do Exército/7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME), a Universidade de Brasília, o Centro Universitário de Brasília e o Instituto Inforel de Relações Internacionais e Defesa, reuniu especialistas militares e civis e estudiosos.

Presente na abertura do I ERABED, o Vice-Chefe do EME, General de Divisão José Caixeta Ribeiro, ressaltou que as Forças Armadas são um instrumento para a execução de Defesa, mas a preocupação deve ser de toda a sociedade.

Pesquisadores dos Estados Unidos e de Israel abordaram o tema Terrorismo Global. Também foram discutidos assuntos como as concepções estratégicas das Forças Armadas e os desafios de defesa e segurança no Centro-Oeste; defesa, segurança e desenvolvimento na faixa de fronteira: propostas e desafios regionais; Forças Armadas, segurança e garantia da lei e da ordem: perspectivas regionais e inter-regionais; a geopolítica dos recursos naturais; e ensino e pesquisa sobre temas de defesa no Centro-Oeste.

Além dos painéis e mesas-redondas, foram oferecidos minicursos sobre conflitos armados do século XXI e terrorismo; segurança e defesa cibernética; e indústria e economia de defesa. Ao final do evento, foi criado o Fórum Centro-Oeste de Defesa, envolvendo professores, pesquisadores e alunos de Universidades Federais e privadas da região, com o objetivo de realizar estudos na área de Defesa em coordenação com o Centro de Estudos Estratégicos do Exército.