Mitre e Ezute, organizações que atuam em prol do interesse público de seus países

A Mitre Corporation é uma organização norte-americana sem fins lucrativos que opera diversos centros de pesquisa e de desenvolvimento financiados pelo Governo Federal daquele país. A organização fornece soluções inovadoras nas áreas de pesquisa e análise científica; de desenvolvimento e aquisição; e de engenharia e integração de sistemas.

A Mitre teve origem nos laboratórios de informática do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), durante a Segunda Guerra Mundial, quando criou um dos primeiros computadores digitais para processamento em tempo real, desenvolvido para a Marinha Americana. Em 1950 a Mitre recebeu a missão de conceber e desenvolver o sistema de defesa aéreo continental SAGE (Semi-Automatic Ground Environment).

A complexidade deste sistema fez com que a Mitre estabelecesse estreito relacionamento com os setores militares, industrial e universitário, assumindo, assim, um papel integrador, que passou a ser o DNA da corporação.

A Mitre atua de forma muito próxima ao Governo na concepção de soluções inovadoras, desenvolvimento de engenharia de sistemas, processos e apoio na tomada de decisões. Para isso, conta com um time de especialistas de diversas áreas, como tecnologia, administração, engenharia e gestão pública, entre outros. Essa diversidade eleva o nível de qualificação da instituição para atender com excelência aos desafios do Governo e do bem comum da sociedade norte-americana. A cultura de compartilhamento de conhecimento faz parte da missão da empresa, envolvendo todos os agentes em um processo de integração e disseminação de informações.

No Brasil, a Fundação Ezute atua de forma muito similar. Como parceira do governo nas áreas de defesa, saúde, meio ambiente e recursos hídricos, entre outras, a Ezute atua em projetos estratégicos para construção da autonomia tecnológica e fortalecimento da soberania nacional, além de contribuir para identificar e implementar soluções que melhoram a produtividade dos seus clientes.

A Ezute foi criada em 1997 para assumir o papel de Empresa Integradora Brasileira e contribuir com os principais projetos do Governo Federal na área de defesa, como o SIPAM/SIVAM (Sistema de Proteção e Vigilância da Amazônia).

Depois desse projeto, a Ezute passou a ser uma das principais parceiras do governo na área de integração e de engenharia de sistemas. Em seu portfólio também constam o SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul); o Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos); a consultoria especializada de apoio ao Ministério do Esporte no programa de gestão, que busca a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos nas obras dos Jogos Olímpicos Rio 2016; o Siga Saúde (Sistema Integrado de Gestão da Assistência em Saúde) no Município de São Paulo; e o Bilhete Único para o transporte público da cidade de São Paulo.

As semelhanças das situações que levaram à criação e à evolução da MITRE e da Fundação Ezute são notórias. Tanto a Ezute quanto a Mitre trabalham em prol do interesse público, gerando soluções para que o governo tome as melhores decisões e responda de forma mais eficaz aos desafios complexos de importância nacional e global.

Isso reforça o quanto a Fundação Ezute está alinhada com as melhores diretrizes de desenvolvimento mundial e o quanto a integração entre os atores e partes envolvidas nestes projetos pode contribuir para o crescimento sustentável de um país.

Fonte: Fundação Ezute

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter