Aldo Rebelo – Eu me preparei, a vida toda, para assumir este cargo


Pedro Paulo Rezende
Especial para o DefesaNet

 

Brasília — Está confirmado: o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, do PCdoB, vai assumir a pasta da Defesa em lugar de Jacques Wagner, que substituirá Aluísio Mercadante na Casa Civil. Segundo fontes do Palácio do Planalto, ao receber o convite da presidente Dilma Rousseff, Aldo respondeu:

— Eu me preparei, a vida toda, para assumir este cargo.

Ele presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN) em 2002, promovendo amplo debate sobre os programas de reequipamento e o grau de operacionalidade das forças armadas brasileiras.

Com reconhecida capacidade de articulação política, ele ocupou as lideranças do PCdoB e do governo Lula. Em janeiro de 2004, licenciou-se do mandato de deputado para assumir a Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República.

Segundo fontes do MCTI, Aldo Rebelo convidou Perpétua Almeida (PCdoB/AC), candidata derrotada ao Senado nas últimas eleições e assessora de Jacques Wagner, para assumir a Secretaria Executiva do Ministério da Defesa.

Lula e Wagner

Jacques Wagner só aceitou ir para a Casa Civil depois de um chamado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sua passagem pelo Ministério da Defesa pode ser considerada exitosa. Ele conseguiu reduzir os cortes impostos pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para dar continuidade aos principais programas da pasta, como o F-X2 e o Programa de Construção do Submarino Nuclear.

Além disto, acertou a compra de um navio de desembarque doca, o Bahia (ex-Sirocco), da Marinha Nacional da França para substituir o Ceará, que chegou ao fim de sua vida útil.

Peso pesado do Partido dos Trabalhadores e dono de uma inegável capacidade de articulação, ele participa ativamente, desde julho, de uma força tarefa montada para negociar com o Congresso Nacional, de maneira a reduzir o desgaste político da presidente Dilma Rousseff.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter