04 de Setembro, 2015 - 09:40 ( Brasília )

Defesa

Saiba como será o desfile na capital federal

Desfile inicia às 8h45min no Eixo Monumental; demonstração aérea será após o desfile das tropas

Cerca de 25 mil pessoas são aguardadas para acompanhar, na próxima segunda-feira (7), o desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Prevista para começar às 9h, com duração de uma hora e trinta minutos, a cerimônia - que comemora a Independência do País, proclamada em 1822 - terá um efetivo de três mil militares entre representantes das Forças Armadas e policiais.

Participam, também, 83 viaturas e 25 motos, além de carros leves, blindados, lançadores de foguetes e o ônibus de choque do Batalhão da Guarda Presidencial.

A TV Brasil transmite a íntegra da cerimônia, ao vivo.

As rádios Nacional de Brasília, do Rio de Janeiro, da Amazônia, do Alto Solimões e a MEC AM do RJ também trasmitem, das 8h às 11h, programação especial voltada ao feriado de Independência.

Uma das atrações deste ano fica por conta da presença dos atletas militares – alguns deles medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto – e de um contingente misto, representando o Ministério da Defesa -- formado por oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

A tradicional Esquadrilha da Fumaça está confirmada para colorir o céu da capital federal com suas manobras. As sete aeronaves Super Tucano vão realizar apresentação completa durante a formatura cívico-militar. A Força Aérea Brasileira (FAB) participará do desfile com outras aeronaves, como as que atuam na defesa do espaço aéreo -- o KC-130 Hércules e os caças F-5M e A-1.

Durante a comemoração, a presidenta Dilma Rousseff passará em revista às tropas, de carro, e segue para palanque junto com os ministros, de onde assiste aos desfiles civil e militar. O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será reaberto apenas após o desfile do encerramento.

Esquadrilha da Fumaça, com aviões Super Tucanos A-29, é atração em Brasília

A Esquadrilha da Fumaça deve encerrar o tradicional desfile da Independência de 7 de setembro), em Brasília (DF), na próxima segunda-feira. Após dois anos sem apresentação na capital do país, a atração será uma das mais aguardadas do evento. Neste ano, a novidade para o público é que, agora, o show é realizado com novos aviões militares A-29, que substituíram os antigos T-27 na demonstração. As sete aeronaves da FAB decolam por volta das 10h30 da Base Aérea da capital e chegam minutos depois à Esplanada dos Ministérios. 

As aeronaves farão uma série de acrobacias em Brasília, incluindo o popular “coração“. Nessa manobra, dois aviões “desenham” a imagem no céu. A assessoria da FAB confirmou que será escrita uma frase surpresa no final da demonstração. Na véspera da apresentação em Brasília, os militares demonstram as habilidades de cambalhoteiros na cidade de Anápolis (GO).

O avião e o treinamento

O A-29 é uma aeronave de combate que tem, entre suas funções, apoiar a vigilância na fronteira na Amazônia contra o tráfico de drogas. Os 13 pilotos que compõem a equipe treinaram durante dois anos e três meses antes de fazer as primeiras apresentações ao público. Maringá (PR) foi a cidade escolhida para ser palco da primeira apresentação em julho de 2015. A última apresentação da Esquadria da Fumaça com o T-27 sobre o Lago Paranoá, em Brasilia, ocorreu em março de 2013.

A partir desse período, os pilotos treinaram no simulador do A-29 e realizaram voos e manobras em todas as regiões do Brasil. Além do treinamento de acrobacias e adaptação do display de demonstração, as equipes de manutenção e logística também se aprimoraram durante o período de pausa das apresentações. A aeronave ganhou nova pintura baseada nas cores da Bandeira Nacional, semelhante à dos antigos aviões.

Na tradicional festa da Independência, as pessoas vão conferir a novidade criada para os A-29, que foi o sistema de geração de fumaça que utiliza óleo ecologicamente correto. O novo produto usado para as aeronaves “escreverem” nos céus com fumaça branca não agride a camada de ozônio e não gera poluição.

A Esquadrilha da Fumaça, cujo nome oficial é Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), completou 63 anos em março deste ano. Nesse período, foram quase quatro mil apesentações aéreas realizadas no Brasil e em mais de 20 países.

Outras aeronaves

Além da Esquadrilha da Fumaça, o público poderá assistir nos céus de Brasília, a passagem dos caças A-1, operados pelo Esquadrão Adelphi (1º/16º GAV), e dos F-5M, do Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), , além da aeronave de transporte, o KC-130 Hércules, do Esquadrão Gordo (1º/1º GT).

Serviço

O quê: Desfile de 7 de setembro
Quando: segunda-feira (07/09) às 8h45
Onde: Eixo Monumental, sentido Planalto-Rodoviária
Infraestrutura: Arquibancada para 22 mil pessoas, postos de saúde, sanitários, distribuição de água e atendimento a crianças

Acompanhe a transmissão do evento ao vivo: http://ebcservicos.com.br/tvnbr