Brasil e Paquistão estreitam laços na área de Defesa

Representantes do Estado-Maior do Paquistão estiveram nesta sexta-feira (31), no Ministério da Defesa, em Brasília (DF), para troca de experiências militares entre os dois países. A comitiva foi recebida pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi.

Na ocasião, o general Rashad Mahmood, chefe da Junta do Estado-Maior do Paquistão, disse que esta é uma oportunidade para reforçar os laços e manter um bom relacionamento com o país amigo. “A Defesa é um importante link para o relacionamento entre os países”, destacou o general paquistanês.

Já o anfitrião, general De Nardi, agradeceu a visita e se colocou à disposição para que Brasil e Paquistão possam se aproximar. “É um prazer recebê-los aqui e acredito ser de extrema importância uma aproximação entre os nossos países. Desta forma, nos colocamos à disposição para estreitar estes laços”, disse De Nardi.

O chefe do EMCFA parabenizou o excelente trabalho que o adido de Defesa do Paquistão vem realizando no Brasil. Na oportunidade, aproveitou para ressaltar o excelente resultado que a Operação Ágata 9 vem alcançando. “Acabo de percorrer o interior do Brasil para participar de uma grande operação, onde estiveram presentes cerca de 11 mil homens na fronteira oeste do Brasil, visando impedir ilícitos de entorpecentes nas divisas brasileiras”, ressaltou.

O general Rashad Mahmood demonstrou interesse em participar de operações conjuntas com o Brasil. Para ele, a troca de conhecimento é importante devido a larga experiência brasileira em operações militares, que controlam uma extensa área transfronteiriça.

“As Forças Armadas brasileiras têm grande expertise e profissionalismo. Acreditamos ser de extrema relevância, caso haja oportunidade, trocar conhecimentos na área de operações especiais”, afirmou o general paquistanês.

Ao final da reunião, o general Mahmood convidou o chefe do EMCFA, general De Nardi e o chefe de Assuntos Estratégicos (CAE), general Gerson Menandro Garcia de Freitas para irem ao Paquistão conhecer os trabalhos de Defesa executados no país.

Também participaram da reunião, o subchefe de Política e Estratégia (SCPE), brigadeiro Jair Gomes da Costa Santos, o subchefe de Assuntos Internacionais (SCAI), general Décio Luis Schons e o almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD).

Durante a visita ao Brasil, a comitiva paquistanesa aproveitou ainda para conhecer a estrutura e atuação militar dos comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter