23 de Janeiro, 2015 - 09:00 ( Brasília )

Defesa

Major-Brigadeiro Gracza assume comando da Escola Superior de Guerra

A ESG é um instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (22), no Rio de Janeiro (RJ), o Major-Brigadeiro do ar Stefan Egon Gracza assumiu o comando da Escola Superior de Guerra (ESG), substituindo o Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que assumirá em breve o cargo de comandante da Marinha do Brasil.

O Major-Brigadeiro Gracza é paulistano e foi declarado aspirante em 15 de dezembro de 1979. Entre as várias funções já exercidas, o novo dirigente da ESG foi comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, da Universidade da Força Aérea e da Comissão de Desportos da Aeronáutica. O militar contabiliza 4 mil horas de voo.

O comando da ESG é estabelecido em sistema de rodízio por oficiais-generais das três forças singulares.

A ESG é um instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional.

Ao longo de mais de sessenta e cinco anos de existência, cerca de oito mil "esguianos" foram diplomados, entre eles quatro Presidentes da República, Ministros de Estado e outras personalidades notáveis do cenário político brasileiro.