Abertas inscrições para workshop sobre offset

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em cooperação com o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (CECOMPI) promove nos dias 11 e 12 de dezembro o “Workshop de Offset – Atualizações e Perspectivas”, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

O evento tem o objetivo de divulgar os principais conceitos e práticas de offset, bem como permitir o debate para a identificação de oportunidades de melhorias. 

Offsets são compensações que o Brasil e outros países exigem no caso de compras de material, bens e serviços vindos do exterior. Há várias modalidades, podendo envolver benefícios de natureza industrial, tecnológica ou comercial.

Somente a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Comando da Aeronáutica, já conduziu quase 300 iniciativas de offset entre seus diversos projetos de aquisição ou modernização de material para a Força Aérea Brasileira.

A aquisição dos caças Gripen NG e dos aviões de transporte KC-390 também significam novos projetos de offset para o Brasil.

A primeira etapa do Workshop terá como foco a divulgação e discussão dos principais conceitos e práticas de offset por meio de palestras de agentes envolvidos com a prática. A segunda etapa terá o intuito de buscar maior transparência e oportunidades de melhorias dos processos, e envolve a interação dos participantes em grupos de trabalho. 

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 02 de dezembro, através do site: http://www.workshop3.ifi.cta.br.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter