COMDEFESA – SM – Polo de Defesa estende prazo de inscrições para seminário internacional

O auditório lotado no Santa Maria Tecnoparque já dava indícios de que a 9ª Reunião do Polo de Defesa seria repleta de informações e novidades do setor que tem movimentado os debates sobre desenvolvimento de Santa Maria e região. O encontro, que aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, 30, reuniu cerca de 120 pessoas.
 
Recebidos pela diretora presidente reeleita do Santa Maria Tecnoparque, Nilza Zampieri, os presentes acompanharam a apresentação da pauta da reunião, realizada pelo diretor presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro, que incluía duas apresentações sobre a Marinha do Brasil e também dos Grupos de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria.
 
Do desenvolvimento da reunião
 
Após agradecer a participação dos presentes, Serro iniciou o encontro destacando a publicação, em Diário Oficial, do convênio firmado entre ADESM e Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento para captação de recursos para o Polo de Defesa. Segundo o presidente da agência, esta parceria viabiliza a consolidação do setor:
 
– Este recurso possibilita a difusão do Polo de Defesa e leva nosso nome além das nossas fronteiras. Para 2015, planejamos entre outras ações, que só acontecerão graças a esta parceria, que também conta com o COMDEFESA/FIERGS e o Santa Maria Tecnoparque.:

– ter um estande na Latin America Aerospace and Defence (LAAD) 2015 no Rio de Janeiro;
– II SEMINDE;
– Ciclo de Palestras sobre Veículos Blindados;
– ARP/VANT;
– Simuladores;
– Defesa Cibernética e.
– Pequenos Satélites.
 
Em seguida, o Capitão-de-Mar-e-Guerra André Luís Dias Gomes, realizou uma apresentação sobre o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha. Dias Gomes é Assessor de Relações Institucionais da Secretaria da CT&I da instituição.
 
Do Instituto de Estudos do Mar Alm. Paulo Moreira, o Encarregado do Grupo de Acústica Submarina Capitão-de-Mar-e-Guerra RM1-T Marcus Vinícius da Silva Simões falou sobre a Acústica Submarina na Marinha, destacando alguns desafios, como a busca de parcerias para o desenvolvimento de projetos em acústica submarina.
 
Grupos da pesquisa da UFSM
 
Dando continuidade aos assuntos previstos em pauta, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria apresentaram alguns grupos de pesquisa da instituição:
 
· Prof. William D’Andrea Fonseca apresentou pesquisas vinculadas ao Curso de Engenharia Acústica;
· Prof. João Baptista Santos Martins apresentou o trabalho desenvolvido junto ao Convênio com o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e o case da Santa Maria Design House;
· Prof. Raul Cereta apresentou as potencialidades em Defesa Cibernética;
· Prof. Claire Delfini Viana apresentou o Sistema Georrefenciado desenvolvido para o Exército Brasileiro – GeoMob;
· Prof. Tiago Marchesan, representando o reitor da UFSM, Paulo Burmann, encerrou a apresentação dos professores da instituição, destacando a parceria entre a ADESM e o Santa Maria Tecnoparque, reforçando a importância da tecnologia e da inovação como um propulsor do desenvolvimento para Santa Maria e região.
 
Inscrições para o SEMINDE estendidas em uma semana
 
Encerrando a reunião, os integrantes do Polo acompanharam as últimas informações sobre o I Seminário Internacional de Defesa, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, no Centro de Eventos do Park Hotel Morotin. Em virtude de uma falha no site de cadastro, os integrantes optaram por estender o período de inscrições em uma semana, prorrogando o prazo – que seria até esta sexta feira, 31 – para dia 07 de novembro.
 
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.seminde.com. No mesmo endereço também encontram-se todas as informações sobre o SEMINDE, programação, palestrantes, visitas técnicas, bem como dicas de hospedagem e notícias sobre o Polo de Defesa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter