17 de Julho, 2014 - 09:00 ( Brasília )

Defesa

33 municípios de Minas Gerais e da região Nordeste recebem o Projeto Rondon


O Projeto Rondon dá início, neste mês de julho, a duas novas operações que vão atingir 33 cidades dos estados de Alagoas, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. Ao todo, 660 estudantes de 66 instituições de ensino superior de todo o país participam da iniciativa, ministrando oficinas e palestras de saúde, empreendedorismo, educação, cultura e meio ambiente.

Nos estados da região Nordeste, começa nesta sexta-feira (18) a operação “Guararapes”, que vai atéo dia 2 de agosto. Já em Minas, o Rondon terá início no domingo (20), com a operação “Catopê”, que segue até 4 de agosto. Em todas as atividades, os alunos serão supervisionados por professores e militares.

O Projeto Rondon visa à integração social e tem como objetivo principal propor soluções para o desenvolvimento sustentável e a ampliação do bem-estar das comunidades. A prioridade é atender cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa, com o apoio de órgãos federais, estaduais e municipais, além de empresas e universidades. A logística é fornecida pelas Forças Armadas.

Informações:

Operação Guararapes
Estados: Alagoas, Paraíba e Pernambuco
Centro Regional: Recife (PE)
Período: 18 de julho a 2 de agosto de 2014
Rondonistas (estudantes): 400
Municípios: AL – Joaquim Gomes; PB – Alhandra, Caaporã, Natuba, Pedras de Fogo e Umbuzeiro; PE – Agrestina, Belém de Maria, Caetés, Canhotinho, Correntes, Itambé, Jupi, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Maraial, Orobó, Palmeirina, Quipapá e Vertente do Lério.
Cerimônia de abertura: 19 de julho – 10h30 – Olinda (PE)

Operação Catopê
Estado: Minas Gerais
Centro Regional: Montes Claros (MG)
Período: 20 de julho a 4 de agosto
Rondonistas: 260
Municípios: Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Japonvar, Jequitaí, Luislândia, Mato Verde, Mirabela, Pedras de Maria da Cruz, Porteirinha, São Francisco e Verdelândia.
Cerimônia de abertura: 21 de julho – 10h – Montes Claros