03 de Março, 2011 - 11:00 ( Brasília )

Defesa

HARRIS recebe encomenda de 14 milhões de dólares de radiocomunicações do Ministro da Defesa do Brasil


ROCHESTER, Nova York, 1 de março de 2011 – A HARRIS, fabricante tradicional de sistemas e de tecnologia de comunicações recebeu uma encomenda de 14 milhões de dólares do Brasil para fornecer rádios táticos das famílias Falcon II e Falcon III para as forças armadas brasileiras.

Os rádios serão utilizados em uma série de missões humanitárias, de segurança e de resgate, bem como em apoio às tropas brasileiras estacionadas do Haiti que estão trabalhando na recuperação do terremoto de 2010. A HARRIS fornecerá ao Brasil o moderno rádio de campanha de VHF RF-7800V que permitirá às forças brasileiras comunicações por voz e dados em banda larga.

O transceptor RF-7800V tem a capacidade de transmitir/receber dados de alta velocidade até a taxa de 192kbps, na faixa de freqüências de 30 MHz a 108MHz, com 50 Watts de potência, tornando-o o mais avançado transceptor militar em VHF. Serão fornecidos também cursos de treinamento e serviços de manutenção. Também serão fornecidos transceptores de HF da série Falcon II para atender às comunicações seguras de longa distância, onde não há linha de visada entre os usuários. Os transceptores de HF são ideais para uso em regiões de florestas, em regiões de obstáculos montanhosos, etc.

O rádio opera na faixa de 1,6MHz a 30MHz. Todos os serviços de treinamento e suporte técnico estão incluídos no fornecimento. "Os rádios fornecerão um serviço superior em fonia e em transmissão de dados, que são fundamentais para o bom desempenho das diversas missões do Exército Brasileiro", afirma o general de Brigada Antonino dos Santos Guerra Neto, Comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro. "A HARRIS está agilizando a entrega dos equipamentos e providenciando um especial apoio local, o que é bastante apreciado por nós para o programa de modernização das comunicações táticas."

As encomendas recebidas pela HARRIS ocorreram após vários meses de competição acirrada, com testes de campo, onde os rádios foram testados em diferentes ambientes de comunicações táticas, afirmou Andy Stuart o presidente de exportação da divisão RF Communications da HARRIS. "Nosso rádio já passou por testes em mais de 150 países".

A divisão RF Communications da HARRIS é líder em fornecimento de rádio comunicações seguras e de criptografia de alto nível para soluções militares, governamentais e organizações comerciais. A família Falcon de sistemas de rádios táticos definidos por software compreende rádios portáteis, rádios de mochila e rádios veiculares. A série Falcon III foi concebida para o atendimento aos requisitos da rede integrada de rádios táticos (JTRS - Joint Tactical Radio Systems), bem como para as operações em redes centralizadas. A Harris RF Communications também é líder no fornecimento de sistemas de comunicações asseguradas e equipamentos para segurança pública, com produtos que vão desde voz sobre IP e redes de dados até rádios portáteis e móveis simples e de multicanal.