17 de Dezembro, 2013 - 10:45 ( Brasília )

Defesa

Ministro apresentará projetos estratégicos das Forças Armadas em audiência


O ministro da Defesa, Celso Amorim, participará de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados na quinta-feira (19). O ministro vai expor sobre os projetos estratégicos das Forças Armadas, a evolução dos programas em desenvolvimento, como os submarinos e os helicópteros, e apresentará um cenário prospectivo para 2014 em relação aos projetos de modernização e reequipamento da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que propôs a audiência, frisou que o acompanhamento das ações de governo e das políticas institucionais do Ministério da Defesa figura como elemento essencial para o diagnóstico do posicionamento das políticas de defesa do País, "sobretudo no que toca a uma possível colaboração parlamentar".

Pellegrino acrescentou que as informações, os dados e os prognósticos que serão repassados pelo ministro "servirão de norte para os trabalhos desempenhados neste Parlamento. Também servirão para aprimorar as relações institucionais entre esta Casa e os ministérios militares, sempre tendo por objetivo o trabalho proativo e colaborativo".

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que também pediu a audiência, quer ouvir do ministro, em especial, detalhes sobre o contingenciamento dos recursos orçamentários para as Forças Armadas.

A audiência será realizada às 10 horas. O local ainda não foi definido.