Estagiários da Escola Superior de Guerra concluem Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

Após nove meses de atividades, militares das Forças Armadas e civis concluíram o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro. A capacitação contou, também, com oficiais dos Estados Unidos, Guatemala, Nigéria, Peru e Uruguai. A solenidade de encerramento foi presidida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, que na ocasião destacou a importância do tema para a nação.

“O fato de termos uma Estratégia Nacional de Defesa (END), um Livro Branco e uma Política de Defesa Nacional nos mostra que esse assunto deve ser da sociedade como um todo. E é dentro da democracia que queremos que o país entenda isso.”

Chamados um a um por seus nomes, os estagiários receberam dos familiares o distintivo do curso – que no caso dos militares é incorporado à farda. Em seguida, houve a inauguração da placa da turma do CAEPE 2013, nomeada de “Força Brasil”.   

No evento, que aconteceu na última sexta-feira (06), o comandante da ESG, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, afirmou que na Escola “profissionais interagem em um ambiente acadêmico a fim de encontrar soluções para problemas de defesa”. De acordo com o comandante, “a END é inseparável de uma estratégia de desenvolvimento”.

O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia destina-se a preparar civis e militares do Brasil e das nações amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional.

Entre os participantes da capacitação, destacou-se a primeira oficial general das Forças Armadas, almirante Dalva Carvalho Mendes (foto ao lado).

Estiveram presentes na cerimônia os comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri; e o secretário-geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter