Evento em Guarulhos debate melhorias na integração logística entre as Forças Armadas

Terminou na última sexta-feira (22), em Guarulhos (SP), a V Jornada de Interoperabilidade Logística do Ministério da Defesa (MD). Sob o tema “Sistemas e Recursos de Tecnologia da Informação Empregados em Atividades Logísticas”, o evento debateu práticas atuais relacionadas à integração logística da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de sintonizar projetos da área, sob supervisão do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

Cerca de 100 pessoas, entre civis e militares, participaram dos debates na sede do Instituto de Logística da Aeronáutica. Para o chefe de gabinete do EMCFA, general Roberto Severo Ramos, a “troca de experiências ajuda a melhorar as atividades logísticas nas Forças Armadas”.

O uso de sistemas tecnológicos para a gestão dessas atividades é prática usual nas Forças, envolvendo desde o controle de materiais e serviços e a durabilidade dos produtos e até o planejamento de novas aquisições.

Durante a jornada, foram feitas apresentações temáticas sobre esses recursos, proporcionando uma avaliação sobre sua usabilidade e o esclarecimento de dúvidas. Os participantes também debateram as estruturas de Tecnologia da Informação (TI) integradas à logística das três Forças.

Ao final do evento, o chefe de logística interino do EMCFA, vice-almirante Paulo Farias Alves, ressaltou a importância da cooperação entre as Forças. “É importante trabalharmos juntos, pois o problema verificado em uma Força pode ocorrer em outra, assim como a solução encontrada para uma situação pode ser útil também para outra equipe”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter