21 de Setembro, 2013 - 10:40 ( Brasília )

Defesa

Laçador 2013 - 3º Grupo de Artilharia Antiaérea atua em Rio Grande

Marinha, Exército e Força Aérea realizam exercício em conjunto

No dia 19 de setembro, militares do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea ocuparam seus locais na defesa antiaérea do Porto de Rio Grande e colocaram em prática os ensinamentos aprendidos nas instruções ministradas nas fases de qualificação e adestramento. Unidades de Míssil IGLA, o Centro de Operações Antiaéreas Eletrônico e o Radar SABER M60 foram os destaques operacionais da defesa realizada pela unidade.

Esta ação integra as atividades de adestramento da Força Terrestre na Operação Conjunta Laçador, da qual participam, também, militares da Marinha e da Força Aérea, consolidando a interoperabilidade entre as Forças.

Marinha, Exército e Força Aérea realizam exercício em conjunto

A cidade de Rio Grande-RS teve sua rotina alterada com a passagem de quatro caças A-1 (AMX) da Força Aérea que, em conjunto com a Marinha e o Exército, realizaram o exercício de defesa antiaérea nas proximidades do Comando do 5º Distrito Naval.

A participação da Marinha foi com a defesa do porto de Rio Grande, simulado pela Estação Naval, por meio da Corveta “Imperial Marinheiro” e do Rebocador de Alto-Mar “Tritão”, além de lanchas da Capitania dos Portos e do destacamento dos Fuzileiros Navais de Rio Grande. O Exército empregou uma sessão de artilharia antiaérea dentro da Estação Naval e mais cinco unidades de tiro de míssil, que foram espalhadas em alguns pontos estratégicos da região.