Governo quer profissionais das Forças Armadas no SUS

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse, na tarde de ontem, que a presidente Dilma Rousseff quer médicos das Forças Armadas atuando na rede do Sistema Único de saúde (SUS). O assunto foi discutido em reunião da presidente com Ideli, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e líderes da base aliada do governo no Senado Federal. 
 
“A PEG do senador (Marcelo) Crivella (que trata de médicos das Forças Armadas na rede pública de saúde) está pronta para ir para pauta e líderes se comprometeram a levar o assunto para a reunião de líderes, com a possibilidade de fazer a votação no plenário até amanhã”, disse Ideli a jornalistas. A PEC permite que os médicos das Forças Armadas que estão na ativa também possam atuar na saúde pública. Poderiam dar plantão, prestar atendimento.” 
 
De acordo com Ideli, a aprovação da PEG vai permitir um “reforço significativo” no número de médicos atuando na rede SUS. A ministra destacou que as Forças Armadas estão localizadas em áreas de difícil acesso, como regiões de fronteira, onde há “dificuldade imensa de colocação de médicos”. 
 
“No caso dos médicos das Forças Armadas, é mais amplo (o atendimento), porque os médicos que agora vão ser contratados no Mais Médicos são única e exclusivamente para atenção básica de saúde”, ressaltou a ministra. “E, no caso dos médicos das Forças Armadas, tem cirurgião e tem especialista”, emendou Ideli. 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter