SISFRON – Consórcio TEPRO seleciona Fornecedores de Subsistemas


São Paulo, 9 de maio de 2013– O Consórcio TEPRO, contratado para executar a implantação e a integração do Projeto SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) concluiu a seleção dos principais fornecedores dos subsistemas de Sensores de Sinais Eletromagnéticos, Comunicações Táticas, Optrônicos e Infraestrutura. O Consórcio TEPRO é formado por SAVIS Tecnologia e Sistemas e OrbiSat Indústria e Aerolevantamento, empresas controladas pela EMBRAER Defesa & Segurança.

Foram selecionadas as seguintes empresas brasileiras:

STEMAC, fabricante de geradores;
CM Comandos, fabricante de no-breaks;
ENECOL e Casa da Floresta, responsáveis respectivamente pela infraestrutura civil e gestão ambiental requeridas para compor os principais equipamentos e serviços relacionados ao subsistema de Infraestrutura; e,
RFCom, pioneira no desenvolvimento e fabricação de shelteres militares no Brasil, para fornecimento deste tipo de equipamento móvel que será utilizado pelos diversos subsistemas do projeto.

Entre as empresas contratadas também estão:

MEDAV, que fornecerá o sistema de sensores de sinais eletromagnéticos em conjunto com a OrbiSat;
HARRIS, que ficará responsável pelos rádios táticos, e a
AEL International, para fornecimento dos optrônicos.

 

O Exército Brasileiro concluiu as negociações de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica (offset), que teve como resultado trazer para o Brasil uma quantidade significativa de investimentos em linhas de produção, desenvolvimento tecnológico e capacitação para os produtos que serão implantados na primeira fase do projeto.

Em paralelo às atividades de seleção de fornecedores e de definição dos elementos-base para a elaboração dos projetos executivos dos diversos subsistemas, foi realizado o reconhecimento técnico de todas as organizações militares abrangidas por esta fase, além da primeira parte da pesquisa de campo dos pontos onde serão instaladas torres para o subsistema de Comunicações Estratégicas, que compreende a implantação de uma rede de comunicações (backbone).

O andamento das atividades ora em execução está em estrita conformidade com o cronograma definido e o contrato firmado junto ao Exército Brasileiro.

“Estamos honrados pela oportunidade de implementar o SISFRON, por tudo que este projeto representa para o Brasil”, disse Marcus Tollendal, Presidente da SAVIS.

“A OrbiSat assume o compromisso de reter e ampliar a capacitação autônoma da indústria brasileira de defesa, ao promover o desenvolvimento e produção de sensores para o SISFRON em território nacional”, disse Maurício Aveiro, Presidente da OrbiSat.

Sobre a SAVIS Tecnologia e Sistemas

A SAVIS, empresa da EMBRAER Defesa e Segurança, foi criada para atuar na gestão integrada de projetos de monitoramento e controle de fronteiras, estruturas estratégicas e recursos naturais, de acordo com as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END). Seu objetivo é fazer frente às necessidades brasileiras no setor de defesa e segurança estimulando o desenvolvimento tecnológico nacional, inclusive para posterior exportação, fortalecendo assim a indústria nacional e a balança comercial brasileira.

Sobre a OrbiSat Indústria e Aerolevantamento

A OrbiSat é uma empresa brasileira de base tecnológica, especializada em sensoriamento remoto e radares de vigilância aérea e terrestre, com centros tecnológicos e comerciais em Campinas (SP) e São José dos Campos (SP).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter